5 dicas infalíveis para você escolher o carro perfeito

Mesmo em quem entende um pouco mais sobre carro também bate uma indecisão na hora da compra ou troca. Para os marinheiros de primeira viagem é ainda mais complicado, porque a dúvida é escolher entre um zero km ou um usado. Com alguns cuidados dá para fazer um bom negócio, já que há vantagens e desvantagens nas duas opções.

O carro precisa combinar com seu estilo de vida e ter prestações que caibam no seu bolso, sem comprometer o orçamento. Afinal, você vai ter despesas também com manutenção, combustível e seguro do automóvel.

Foto reprodução

Pense na utilidade que o carro vai ter. É só para você ou para a família? Você viaja muito ou roda mais na cidade? Isso ajuda a avaliar o melhor modelo e a potência do motor mais adequado, levando em conta desempenho em ultrapassagens, subidas, e consumo de combustível.

Cores muito fortes desvalorizam o carro. O mesmo acontece com as séries especiais, que têm acessórios com preços menores, mas com pouca procura para revenda. Os carros importados podem ser vantajosos para comprar, porém a manutenção e a reposição de peças têm custo alto.

Carros compactos 1.0 são econômicos, fáceis de estacionar e ágeis no trânsito. Têm IPVA, manutenção, e seguro do auto mais baratos. Como desvantagens, pouco espaço para passageiros e consumo elevado se tiverem ar-condicionado.

Os sedãs são espaçosos, têm acabamento melhor, porta-malas grandes, mas o motor precisa ser 1.6, 1.8 ou 2.0 para eles andarem bem.

Modelos esportivos são mais velozes, luxuosos, dão status e custam muito caro. Os SUVs (utilitários esportivos) são robustos, com bom desempenho e tamanho família. Como são altos, dão sensação de segurança e visão ampla do trânsito. Entretanto, precisam de maior distância para frenagem e, por serem pesados, gastam mais combustível.

Pensando em tudo isso, separamos 5 dicas que podem ajudar na decisão da compra:

1- Seminovo é uma boa alternativa porque já vem equipado e pode sair pelo mesmo valor de um 0 km inferior;

2- O seguro de carro é mais caro se o modelo do veículo tiver maior índice de roubo e reparação;

3- Compare carros da mesma categoria. Você pode encontrar um modelo mais barato e interessante;

4- Faça o teste drive para conhecer o motor, a capacidade do freio e os detalhes internos;

5- Se puder, compre à vista. Jamais comprometa mais de um terço de sua renda com prestações.

O fato é que a cada dia precisamos mais dos carros, que nos transportam com conforto para todos os lugares. Por isso, vale a pena investir e escolher com calma o melhor modelo para você. (Via CompraOnline)

COMPARTILHAR