5 super dicas para rebaixar seu carro sem desrespeitar as leis de trânsito

Os apaixonados por carros “tunados”, ou rebaixados, costumam dar um visual mais agressivo e chamativo, efetuando um corte simples de parte das molas ou instalando suspensões de rosca, que possibilita regular a altura do veículo.

Modificar a suspensão dos veículos, antes proibidas, passou a ser autorizado a partir das novas regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), através da resolução 479/2014. No entanto, é preciso seguir algumas determinações específicas para legalizar os carros, sem desrespeitar o Código de Trânsito e passar por infrator.

gol-rebaixado

Em primeiro lugar é preciso verificar se o veículo está na garantia. Modificar as características originais resulta no cancelamento da mesma. O manual do proprietário é o ponto de referência para qualquer mudança estética;

Não é necessário cortar as molas da suspensão para rebaixar o veículo. Existem lojas especializadas, como a link! Apollo Racing http://www.apolloracing.com.br/ que vendem os kits apropriados e confeccionados sob medida para diferentes modelos de carros;

Veículos rebaixados precisam da aprovação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e só pode transformado em centros credenciados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), desde que seja comunicado “com antecedência” pelo proprietário, aos órgãos de trânsito;

rebaixados 3

Não é permitido simplesmente “instalar” outra suspensão para rebaixar o carro e sair por ai. Existem parâmetros que devem ser seguidos, inclusive sobre o risco de ter o carro apreendido;

Tudo deve ser feito “antes” da mudança para a nova suspensão. Após escolher qual suspensão será colocada, é necessário fazer uma vistoria no Detran. Então é preciso pedir ao órgão, a autorização para a mudança.

O Detran analisa caso a caso e depois, com base nas normas do INMETRO, esta instituição técnica, que aprova e confirma para o Detran, que o veículo esta apto para as mudanças solicitadas. A instituição autorizada, é faz o certificado, chamado CSV (Certificado de Segurança Veicular). Só depois, de todo este processo, é que o proprietário do veículo estará autorizado a instalar a suspensão escolhida; Nesta última etapa, o veículo deve passar novamente por inspeção no Detran, e só então pode começar a rodar pelas ruas.

golf-eibach

Em todos os documentos do veículo -, Certificado de Registro Veicular (CRV), bem como o de Registro e Licenciamento de Veículo (CLRV), precisam ter a “nova altura do carro, que é calculada do chão ao ponto do farol original do veículo registradas; Em caso das alterações serem feitas sem este processo todo, o veículo pode ser retido e o seu proprietário além de ganhar 5 pontos na carteira, ainda paga uma multa de R$ 127,69.

Mesmo com todos os documentos atualizados, é bom lembrar que as seguradoras ainda assim, podem se recusam a segurar carros rebaixados, por terem suas características alteradas originalmente, o que torna os veículos tunados, um produto em risco nas ruas.

A alteração de suspensão, bem como sua manutenção, deve sempre ser entregue a profissionais especializados e preparados para realizá-las, dentro das especificações autorizadas. A Apollo Racing, loja física e online de acessórios e sons automotivos, tem os kits certos para modificações de suspensões e os técnicos mais bem preparados, para auxiliar os consumidores apaixonados por carros, rebaixados, ou não.

COMPARTILHAR