6 dicas e macetes para dar vida eterna ao motor de seu carro

Quem tem carro sabe que sua manutenção frequente é muito importante para que o veículo funcione corretamente. O motor tem parcela quase total de responsabilidade em seu funcionamento, por isso, merece atenção especial nos cuidados. A manutenção do motor do carro é importante para garantir seu funcionamento adequado, além de evitar gastos futuros com problemas que poderiam ter sido diagnosticados antes, evitando que se transformem em grandes defeitos.

Por isso, daremos algumas dicas de hábitos que você deve ter para cuidar do motor do seu carro e evitar surpresas. Continue a leitura e acompanhe!

Verifique sempre o nível do óleo

lnngcm43_G1

O óleo é responsável por lubrificar, limpar e ajudar na refrigeração do motor. Se estiver abaixo do nível indicado na vareta ou fora da validade, ele não cumprirá sua função, exigindo mais do motor.

Dessa forma, o funcionamento do veículo é prejudicado e sua vida útil acaba sendo comprometida.

Não retire a válvula termostática

valvula-termostatica

A válvula termostática é responsável por manter a temperatura do carro ideal — ela se abre e se fecha conforme a temperatura do motor.

Durante anos, muitos mecânicos acreditavam que essa válvula poderia ser retirada dos carros sem problemas, já que o Brasil não tem invernos rigorosos. Porém, a válvula trabalha tanto para que o motor não superaqueça quanto para que não esfrie demais, sendo indispensável para o seu bom funcionamento.

Não force o motor quando estiver dirigindo

golf-141-painel-velocimetro-conta-giros-rpm-1j0920801b--825711-MLB20614256182_032016-F

O conta-giros do carro tem a função de mostrar a rotação do motor e indicar ao motorista que a marcha deve ser trocada quando chega ao limite. Ele é delimitado, normalmente, por uma faixa vermelha.

Por isso, procure não ultrapassar essa faixa quando dirige e mantenha as marchas de acordo com a velocidade do carro.

Faça a manutenção das peças corretamente

quadrado

Para que a vida útil do motor do carro seja prolongada, suas peças devem receber manutenção frequente. Para isso, é preciso verificar no manual as indicações do fabricante quanto à troca de velas, carburador, filtros de ar e de combustível.

O motor ainda precisa de água para o sistema de arrefecimento e um aditivo que ajuda a conservar as peças.

Utilize um bom combustível

abastecendo

Procure sempre um posto de confiança para abastecer seu carro e de preferência — e se seu carro permitir — utilize gasolina aditivada, pelo menos, uma vez ao mês.

Esse tipo de combustível possui agentes especiais que limpam o sistema de injeção do carro, já que a gasolina comum costuma deixar alguns detritos que podem entupi-lo.

Espere um minuto antes de arrancar em temperaturas baixas

Leka/7008Films
Leka/7008Films

Em invernos mais rigorosos ou dias em que a temperatura está baixa, ligue o carro e espere um minuto antes de sair. Esse tempo é importante para que todos os líquidos do veículo realizem sua função lubrificante e nada no motor seja forçado.

Essas dicas simples podem ser grandes responsáveis por evitar problemas maiores no motor e ajudar seu carro a ter uma vida útil muito maior. Nunca esqueça também de realizar as manutenções periódicas e comparecer nas revisões programadas em uma oficina de confiança para checar se está tudo certo com seu veículo.

Você já teve algum problema com o motor do seu carro? Conte sua experiência nos comentários!

Por: MundoFixa.com (Com informações da Raccoon Marketing Digital e Connectparts)

COMPARTILHAR