É de arrepiar: Essa animação explica (de um jeito incrível) como funciona a Embreagem do seu Carro

Diariamente utilizamos a embreagem em nossos veículos. Mas você sabe como realmente funciona e qual a finalidade desse mecanismo? Saiba tudo sobre o funcionamento agora acompanhando as informações e os vídeos a seguir.

A embreagem de um câmbio manual convencional tem a função de interromper as rotações do motor para o câmbio. A finalidade deste componente é auxiliar na troca de marchas com suavidade e também manter o carro parado com o motor ligado.

O funcionamento é bastante simples. A embreagem está acoplada no volante do motor e nas engrenagens do câmbio, sendo composta por três elementos: rolamento, platô e disco.

Quando o pedal da embreagem é acionado, o disco da embreagem desacopla do volante do motor, possibilitando assim o acesso da transmissão à caixa de torque através do eixo primário, em seguida selecionamos a marcha que após soltarmos a embreagem é acoplada ao volante do motor.

Lendo este texto tudo parece bastante complicado, não? Mas o processo é bastante simples. Os vídeos a seguir (o segundo é do canal brasileiro ALTARPM) demonstram de maneira fácil e ilustrativa como este componente possui tamanha importância nos veículos.

Fonte: AutoVídeos

COMPARTILHAR