Hyundai apresenta a nova e revolucionária Picape Santa Cruz Concept

A Hyundai apresentou recentemnte o modelo conceitual de sua inovadora picape crossover Santa Cruz no Salão Internacional de Detroit, nos Estados Unidos. O veículo conceito é uma interpretação total da utilidade das picapes, em especial para uma nova geração de compradores, os chamados Millennials, que representam a segunda maior fatia de compradores do mercado de automóveis.

hyundai-santa-cruz

“O conceito de picape crossover Santa Cruz vai ao encontro das necessidades do estilo de vida dos Millennials, conhecidos como Aventureiros Urbanos”, afirmou Mark Dipko, Diretor de Planejamento Corporativo da Hyundai Motor America. “Este novo crossover dá a eles toda a praticidade que eles necessitam para suas todas as suas atividades sejam elas profissionais ou sociais, e ainda uma variedade completa de opções ao ar livre, sem ajustes típicos dos atuais produtos oferecidos pela indústria a que estão acostumados.”

AVENTUREIROS URBANOS

A moderna urbanização está impactando o mercado de forma abrangente, uma tendência particularmente forte entre os jovens adultos, que enfrentam a escassez de vagas nas ruas e em estacionamentos, além de crescentes congestionamentos. Essas tendências não estão restritas a nenhuma região específica dos Estados Unidos: elas ocorrem em polos urbanos em todos os lugares. Esses Aventureiros Urbanos têm um posicionamento diferenciado: são ativos socialmente e nas suas comunidades, trazendo um espírito pioneiro que transforma as regiões onde moram em lugares melhores para viver e trabalhar.

ar-301199918

Assim, seja lotando o carro com amigos e com lenha para acender uma fogueira na praia, seja treinando os jovens do time de futebol local ou fazendo trabalho voluntário para um projeto de restauração na comunidade, eles precisam de um veículo suficientemente versátil para levar tanto passageiros como equipamentos e, ao mesmo tempo, suficientemente eficiente para se adequar ao seu estilo de vida urbano diferenciado.

O SANTA CRUZ CONCEPT

Para atender às necessidades específicas desses Aventureiros Urbanos, a Santa Cruz não foca apenas nos mesmos atributos das picapes tradicionais. Ela é projetada para atender melhor aos desejos de expressão, eficiência e manobrabilidade de seus potenciais clientes.  Os designers da Hyundai criaram um veículo único e ousado, que combina com o estilo de vida deles, começando por uma grade dianteira em cascata que lembra um ventilador, a inclinação agressiva no perfil lateral, rodas superdimensionadas com cubos rápidos e uma plataforma de carga com laterais elevadas.  Os arcos das rodas, teto e trilhos da caçamba contam com argolas de amarração para fácil fixação de objetos de todos os formatos e tamanhos. Para facilitar o acesso aos bancos traseiros, o conceito tem portas que abrem para a frente, que se integram harmoniosamente ao design das portas dianteiras.

q025

Eficiência é um atributo-chave de seus avançados trens de força, entre eles um motor turbodiesel 2,0 litros que gera 190 hp e 41,5 kgfm de torque e, ao mesmo tempo, proporcionando excelentes níveis de economia de combustível.  A Santa Cruz também conta com o sistema de tração integral HTRAC da Hyundai – portanto, nada de desespero ao procurar novas trilhas para snowboarding logo após uma nevasca, por exemplo.

O conceito é intencionalmente compacto e, apesar de ter quatro portas e acomodar cinco pessoas, a área que ocupa é aproximadamente a mesma de um utilitário esportivo compacto. Essas dimensões a tornam ideal para navegar na selva urbana e se acomodar em vagas de estacionamento apertadas que a maioria dos usuários de picapes nem levam em consideração.

Ela traz a típica personalidade dinâmica de um utilitário compacto, mas ao mesmo tempo conta com uma versátil caçamba que permite levar, fora da cabine, tudo o que o usuário desejar transportar, seja na ida a um centro de reciclagem, em uma manhã praticando surfe ou para levar um par de mountain-bikes até uma trilha na serra.  Sejam quais forem as atividades do dia, todo o equipamento sujo, suado, úmido, cheio de areia e volumoso fica na traseira do veículo, separado do compartimento de passageiros.

Durante a semana, o material para aquela caminhada matutina ou para o jogo após o trabalho fica trancado com segurança na traseira, sob uma cobertura rígida integrada que se retrai, convenientemente, liberando o caminho quando não for necessária.  Ela não apenas mantém o material seguro e fora da vista como mantém o interior limpo e fresco.  A picape Santa Cruz é o veículo perfeito para aqueles que querem as qualidades de um utilitário compacto, mas precisam transportar material sujo que fica melhor “lá atrás”.

 

INOVADORA EXTENSÃO DA TAMPA TRASEIRA

Às vezes, há situações que exigem maior espaço de carga. Para esses momentos, o Santa Cruz dispõe de uma inovadora extensão, que permite que a plataforma de carga seja ampliada.  A extensão é perfeita para tudo, desde uma viagem de moto pelas montanhas até para trazer para casa um móvel antigo pronto para ser restaurado.  Quando totalmente estendida, a plataforma de carga da Santa Cruz tem comprimento similar ao de uma picape média, permitindo carregar muito mais do que sua área compacta total poderia sugerir.  O Santa Cruz foi projetado para acomodar tudo o que o estilo de vida dos Aventureiros Urbanos exigir.

hyundai-santa-cruz-concept-1Algumas das tentativas da indústria no passado, de mesclar a flexibilidade da picape com as qualidades de um carro de passeio, foram limitadas por não proporcionarem os benefícios práticos esperados pelos clientes. A maioria forçava a situação atraindo compradores tradicionais de picapes com improvisações com preços na mesma faixa, fracassando na intenção de oferecer benefícios diferenciados. A Santa Cruz, por seu projeto, não é uma alternativa a uma picape. Por isso, capacidade de reboque, carga e altura livre do solo não foram os principais objetivos dos designers da Hyundai. Em vez disso, ela tem como objetivo atrair compradores de utilitários esportivos compactos e de sedans que procuram por maior funcionalidade sem as limitações que as picapes tradicionais frequentemente apresentam.

DEMANDAS DE UM ESTILO DE VIDA EM TRANSFORMAÇÃO

santa-cruz-crossover-truck-4-620x413

Pesquisas da Hyundai revelaram que nem todo mundo que deseja um veículo com plataforma de carga aberta está disposto a aceitar as desvantagens inerentes a ele. Uma prova disso é que a fatia de mercado das picapes caiu mais de 5% nos últimos dez anos, com a maior mudança ocorrendo entre os jovens adultos, refletindo uma necessidade por algo que atenda melhor os estilos de vida em transformação. No passado, as picapes pequenas respondiam por metade das vendas de picapes e eram especialmente populares entre os compradores mais jovens. Hoje, o mercado jovem de picapes praticamente deixou de existir e os “Millenials”, abaixo de 30 anos, são responsáveis por apenas 7% de todas as compras de picapes. As mulheres, que compram mais da metade de todos os utilitários compactos, somam apenas 10% dos compradores de picapes. A Santa Cruz foi criada para atender necessidades dos clientes que a atual oferta de picapes não está atendendo.

A Santa Cruz é feita para uma parte crescente da população que vê e aborda o mundo de forma diferente: aqueles que desejam todos os atributos de um utilitário pequeno, mas precisam da versatilidade de uma plataforma aberta para o dia-a-dia. A Hyundai Santa Cruz é a picape crossover que atende às amplas necessidades dos Aventureiros Urbanos.

Via CAOA

COMPARTILHAR