Lenda Nacional: Veja vídeos históricos da Ford Pampa 4×4 (incluindo dela em ação no off-road)

A Ford Pampa 4×4, nossa pequena notável caminhonete representa a mistura perfeita entre versátil e equilibrado entre passeio e trabalho. Pequeno, econômico, mas com uma pegada off-road incrível, ela logo caiu no gosto dos brasileiros.

A Pampa teve origem na segunda geração do Corcel e foi apresentada ao público em 1982. Ela foi o primeiro utilitário da Ford derivado de um carro de passeio e tinha características diferentes do Corcel que a originou (entre-eixos mais longo, altura de rodagem mais elevada e ótima capacidade de carga, de 600 kg). Mas é 1984 o ano que realmente interessa: foi neste período que a Pampa 4×4 foi trazida ao mercado.

A Pampa 4×4 recebeu uma caixa de transferência, eixo rígido na traseira e roda livre automática. O câmbio de quatro marchas possuía tração integral, acionada ao lado da haste de marchas. Sua tração permanente era a dianteira, sendo a tração traseira acionada por uma engrenagem. O motor das primeiras versões era o clássico CHT 1.6 à álcool. Não sei se você sabia, mas a produção da Pampa ocorreu até 1997, totalizando 350 mil unidades vendidas em sua história. Curta um pouco disso tudo assistindo aos vídeos abaixo.

Vamos começar relembrando os principais comerciais da Pampa 4×4 nos anos 80 e 90:

E agora curta também um vídeo insano que mostra uma trilha cheia de terra, travessia de rios, subidas e descidas em que muitos jipes são acompanhados por uma lendária Pampa 4×4:

Fonte: AutoVídeos

COMPARTILHAR