Monstro: Volvo prepara Caminhão com 2.433 cv (e busca recorde mundial de velocidade)

A Volvo não está de brincadeira. Enquanto a Scania procura estar focada na sua nova geração de caminhões, a Volvo parte em busca do recorde mundial de velocidade de um caminhão. Para tanto, ela está preparando o “The Iron Knight” (O Cavaleiro de Ferro), um verdadeiro monstro que promete um desempenho avassalador.

Vamos diretamente aos números para que você possa sentir a sua brutalidade. Trata-se de um caminhão Volvo FH cujo motor DH13, de 13 litros, originariamente com 540 cv, passou a estonteantes 2.433 cv. Além disso, o torque também está na estratosfera com 611,8 mkgf.

Entre as mudanças mais importantes, destacam-se a adoção de 4 turbocompressores, reprogramações eletrônicas e intercooler refrigerado a água. A transmissão permaneceu a I-Shift com dupla embreagem. Adicionalmente, a cabine passou a contar com desenho mais aerodinâmico e o modelo recebeu uma série de novas entradas de ar.
VolvoFHCaminhaoRecorde

Aliás, tirando a base do motor e o câmbio, praticamente todo o caminhão foi customizado, num esforço conjunto entre técnicos, designers e engenheiros. De acordo com palavras do CEO da marca, o senhor Claes Nilsson, a intenção é de que algumas ideias e soluções do The Iron Knight sejam aplicadas futuramente nos caminhões de produção.

Agora resta-nos aguardar para ver, de fato, como vai ser o seu resultado em busca do recorde mundial de velocidade. E já há data marcada: será no dia 24 de agosto deste ano (um dia após o lançamento da nova geração da concorrente Scania). Enquanto aguardamos, veja o primeiro vídeo divulgado pela Volvo Trucks mostrando um pouco do brutal Cavaleiro de Ferro:

Fonte: AutoVídeos

COMPARTILHAR