O Monstro está de volta: Novo BMW Série 8 é revelado

O BMW Série 8 foi um dos carros mais belos e marcantes dos anos 90, chegando a contar até com motor V12. Agora depois de 20 anos, ele está de volta, mas com características bem diferentes.

Apresentado oficialmente nas 24 Horas de Le Mans, para afirmar o desenvolvimento próximo ao M8 e o carro de corrida M8 GTE, o BMW Série 8 chega com pretensão de oferecer desempenho digno de um esportivo nato e requinte de carros premium. Algo como uma mescla de Porsche 911 e Mercedes-Benz Classe S, materializada em um GT.

O novato de duas portas da BMW é considerado um projeto especial, como o Z8 e i8. Segundo a marca, apesar de muitos concorrentes, a Série 8 chega sem rivais na mesma categoria por se auto intitular única no segmento de esportivos premium do mercado.

MITO de volta? Novo BMW Série 8 é revelado (misturando aspectos do Porsche 911 e Mercedes Classe S)

Motorização e cambio da BMW Série 8
O modelo será inicialmente oferecido em duas versões. O M850i oferece motor 4.4 V8 capaz de produzir 523 cv e 77 kgfm de torque entre 1.800rpm e 4.600 rpm. O modelo pode atingir a marca de 100 km/h em 3,7 segundos, enquanto a máxima fica limitada eletronicamente a 250 km/h.

Com sistema de escape M Sport, a experiência ao dirigir o esportivo é assegurada pelo puro som do motor V8. Segundo a marca “você não tem apenas a experiência de dirigir de um carro esportivo, mas o verdadeiro som do motor V8 sem geradores de som”.

A versão 840d entrega um motor 3.0 diesel de seis cilindros em linha que proporciona 316 cv de potência e 69 kgfm de torque, com 0-100 em 4,9 segundos.

Foto reprodução

Ambos os modelos utilizam câmbio de 8 velocidades com relações de transmissão aumentadas para otimizar o desempenho esportivo. A potência pode chegar nas quatro rodas com o sistema xDrive, que possui configuração para enviar toda a potência para as rodas traseiras como padrão.

Foto reprodução

O que a Série 8 possui de itens?

Substituindo o Série 6 Gran Coupé como um cupê de duas portas e compartilhando somente a plataforma com a Série 7, a BMW insiste em dizer que o Série 8 é um carro independente em termos de design, desempenho e componentes.

Em versão única, o M850i possui dianteira inspirada em carros de corrida e os seguintes itens:

  • rodas de 20 polegadas
  • suspensão M ativa com amortecedores controlados eletronicamente
  • direção hidráulica adaptativa e direção ativa integral
  • diferencial de deslizamento limitado
  • freios M Sport de 395mm
Foto reprodução

Disponibilizando rodas de 18 polegadas como padrão, o BMW 840d entrega rodas de 19 e 20 polegadas apenas  como opção nos pacotes M Sport e M Technic Sport.

De série o modelo à diesel entrega piloto automático adaptativo, enquanto assistente de manutenção de faixa é apenas opcional no pacote Driving Assistant Professional.

Dimensões e exterior

As dimensões da Série 8 são de 4843 mm de comprimento com uma distância entre eixos de 2822 mm, 1902 mm de largura e 1341 mm de altura. O porta-malas tem capacidade de 420 litros.

Adotando a nova linguagem de design da BMW para seus carros esportivos, o Série 8 possui um visual mais moderno e “emocional” inspirando em carros esportivos da década de 70. O novo design inclui:

  • grade dianteira em padrão hexagonal;
  • faróis mais finos
  • luzes traseiras de LED

Além de relembrar carros de corrida clássicos, os spoilers dianteiros e traseiros complementam o visual esportivo do modelo.

Interior da BMW Série 8

Com ênfase na construção de um verdadeiro carro esportivo premium, o Série 8 conta com assentos sob medida, painel digital de 12,3 polegadas e tela sensível ao toque, central, de 10,25 polegadas inclinada para o motorista.  O design “limpo” remete à esportividade do modelo.

O interior do BMW Série 8 Coupe ainda conta com:

  • comandos de voz, gestos e iDrive;
  • acabamento em couro nas portas e painel;
  • seletor de marchas em vidro lapidado.
Foto reprodução

O valor pedido pelo Série 8 é de 100.000 dólares para o 840d e 132.900 dólares para o M850i. Uma versão hibrida ainda é considerada pela BMW que ainda promete um coupé de 4 portas e uma versão cabriolet.

Quer conhecer mais de perto? Confira os vídeos logo seguir sobre o BMW Série 8.


Fonte: AutoVídeos

COMPARTILHAR