Qual a melhor suspensão para o seu carro? Fixa, Ar ou Rosca?

Em uma palavra: Todas! Mas existem aquelas que são fabricadas com materiais de qualidade e outras nem tanto. Lojas especializadas como a Apollo Racing http://www.apolloracing.com.br/ podem te ajudar na escolha.

13439231_1209060882459272_2671771212516824250_nCada tipo de suspensão pode fazer parte de um projeto diferente de customização automotiva. O que vai definir a melhor suspensão para o seu carro é analisar como você vai utilizá-lo, por exemplo, uma preparação para corridas em autódromos é diferente de uma preparação para uso diário nas ruas.

Existem diversos tipos de suspensões especiais para carros, mas por enquanto vamos focar nas três mais populares no Brasil, a suspensão fixa, a suspensão a ar (também conhecida como pneumática) e a suspensão de rosca.

Para carros com motores preparados, que exigem mais estabilidade e performance, o ideal seria a suspensão fixa, desenvolvida exatamente na altura e tipo de solo que o veículo enfrentará, absorvendo os impactos, dando mais estabilidade nas curvas e segurando o carro nas frenagens e largadas.

A suspensão de rosca pode ser utilizada para todos os terrenos, seja na rua ou nos autódromos, ela permite o ajuste da altura de forma manual para cada situação, acaba servindo também para rebaixar os carros de rua. Mas, por ser regulável ela pode ser desenvolvida no “meio termo”, o que pode agradar em alguns terrenos e outros não. O ideal é desenvolvê-la para o seu uso pessoal, seja com mais conforto para as ruas ou mais performance para as pistas.

13533279_911868235625683_8566464401784458741_n

A suspensão a ar, que vem se popularizando no Brasil, é uma das melhores opções para regulagem de altura do carro, o ajuste é feito por controle remoto e permite que você enfrente qualquer terreno a qualquer momento, elevando ou rebaixando o veículo em segundos. Porém, como no caso anterior, é necessário prepará-la para o seu projeto, mas também se perguntar como e onde você vai rodar com o veículo, isso pode fazer toda a diferença.

Segundo o site http://www.apolloracing.com.br/ Por exemplo, se a suspensão regulável for desenvolvida para o carro rodar rebaixado, o ideal é preparar amortecedores mais duros e com menos curso, evitando atrito do veículo com o solo, mas se você quiser andar na altura original e rebaixar quando estacionar então faça com amortecedores com pressão e curso originais de fábrica.

13522068_909422395870267_9118576942152098055_n

A pergunta que muita gente se faz: Qual a durabilidade dessas suspensões?
A resposta é a seguinte: Todas são fabricadas para durar toda uma vida!

Ouvimos muitas reclamações da suspensão a ar no passado, que acabou gerando conflitos e muito humor entre pessoas que tinham “suspensão fixa VS suspensão a ar”. A história foi levada tão adiante que o título de “suspensão rebaixada” foi trocado por “suspensão fixa”, o que teoricamente não faz sentido, já que a suspensão fixa pode ser utilizada desde carro rebaixado até o famoso Bigfoot com suspensão elevada.

O conflito foi gerado por que as empresas de suspensões especiais estavam se adaptando ao novo mercado, então para evitar problemas indicavam apenas a suspensão fixa. Foi uma guerra parecida com a preparação de turbo em motores “carburados VS injeção eletrônica”. E sim! A bolsa da suspensão a ar dura muito tempo e não vai estourar se for de qualidade, caso contrário não seria utilizada no transporte coletivo e em grandes sedãs de luxo. A recomendação mais importante para suspensões reguláveis é rodar na altura em que foi ajustada a cambagem do veículo.

rebaixados 4

A guerrinha entre suspensão fixa e regulável já foi superada, a fabricação de suspensões especiais com qualidade está avançando e fica a critério do cliente escolher aquela que se adapta melhor a sua rotina, com tanto que seja um condutor responsável e que cuide bem do seu carro. Mas se você não entende nada do assunto procure “pegar de orelhada” os profissionais dessa área antes de comprar, explique qual sua intenção. (AutoCustom)

A Apollo Racing, loja física e online de acessórios e sons automotivos, tem os kits certos para modificações de suspensões e os técnicos mais bem preparados, para auxiliar os consumidores apaixonados por carros, rebaixados, ou não. Acesse: http://www.apolloracing.com.br/ e confira.

COMPARTILHAR