O ano de 2018 trouxe muitas novidades para o mercado automobilístico brasileiro. Todavia, também trouxe perdas, já que alguns modelos deixaram de ser vendidos no país. O AutoPapo listou 7 carros que saíram de linha durante o ano. Confira quais são eles:
1. Hyundai Tucson
O SUV resistiu por muitos anos, mesmo com um projeto bastante ultrapassado (datado de 2004). É que os bons números de vendas no Brasil incentivaram a Hyundai-Caoa a permanecer produzindo-o em Anápolis (GO) mesmo após a chegada do ix35 e do New Tucson, seus sucessores diretos. Porém, o desempenho comercial caiu bastante após o lançamento do Creta. Após uma longa vida, o modelo finalmente está entre os carros que saíram de linha.
2. Mitsubishi Pajero Dakar
A trajetória do Pajero Dakar no Brasil chegou ao fim: ele está entre os carros que saíram de linha em 2018. A Mitsubishi confirmou a saída do SUV do mercado em meados deste ano, cujos maiores predicados eram a capacidade off-road e a oferta de sete lugares. A marca segue oferecendo os modelos Pajero Full e Pajero Sport.
3. Renault Fluence
O Fluence é um daqueles carros que saíram de linha sem deixar sucessor direto. Lançado em 2010, ele nunca teve vendas expressivas, mesmo após oferecer até versão esportiva: a GT, com motor turbo. Para piorar, todo o segmento de sedãs médios está em queda. Esses dois fatores fizeram com que a Renault desistisse de apostar nesse tipo de veículo no Brasil. De agora em diante, a marca francesa apostará em SUVs para a faixa mais cara do mercado.
4. Chery Celer
Primeiro Chery montado no país, o Celer teve vida curta: nacionalizado em 2015, deixou o mercado já em 2018. A linha contava inicialmente com as configurações hatch e sedã, mas só a primeira ainda era oferecida. Antes de se despedir, o modelo deu origem ao Tiggo 2, que marcou a aquisição das operações brasileiras da marca chinesa pela Caoa. Os dois veículos compartilham plataforma, motor e até a carroceria.
5. JAC J2
<
A JAC Motors reestruturou toda a sua linha ao longo do ano. Isso significa que todos os veículos até então oferecidos foram substituídos por outros. Portanto, a lista de carros que saíram de linha está recheada de produtos da marca. Entre eles, está o J2, um subcompacto do porte de Renault Kwid e Fiat Mobi. Comercialmente, nunca chegou a ameaçar os rivais.
6. JAC J3
O J3 foi o primeiro JAC a desembarcar no Brasil. Num primeiro momento, chegou a obter números de vendas razoavelmente bons, graças, em parte, à publicidade agressiva, que incluía o apresentador Faustão como garoto propaganda. A gama, que incluía o hatch e o sedã Turin, deixou de ser oferecida neste ano.
7. JAC J5
Outro JAC que figura entre os carros que saíram de linha em 2018, o J5 teve vida difícil no Brasil. Apesar do preço competitivo, nunca conseguiu se impor frente a rivais como Chevrolet Cobalt e Honda City. Saiu do mercado de maneira tão discreta quanto entrou.
8. JAC J6
Quem quer um automóvel de sete lugares por preço acessível deixou de poder contar com o J6 a partir deste ano, a menos que olhe para o mercado de usados. O monovolume teve a importação suspensa e não terá sucessor direto. É que a JAC Motors abandonou o segmento de monovolumes por aqui.
9. JAC T6
A linha da JAC Motors será composta por vários SUVs, mas o T6 não está entre eles. O modelo foi substituído pelo T80, mais recente e sofisticado. Enquanto esteve no mercado, o SUV conseguiu atrair alguns compradores graças ao porte avantajado e ao estilo que remete ao Hyundai ix35.
10. JAC T8
O T8 tinha a proposta de ser uma van executiva, mas também podia atender a uma família grande. Com mais de cinco metros de comprimento, acomodava, espaçosamente, sete adultos. Outro destaque era o motor 2.0 turbo. De agora em diante, só poderá ser adquiria usada, pois também está entre os carros que saíram de linha durante o ano. (Fonte: AutoPapo)