10 carros que saíram de linha recentemente e você não sabe

O ano de 2018 trouxe muitas novidades para o mercado automobilístico brasileiro. Todavia, também trouxe perdas, já que alguns modelos deixaram de ser vendidos no país. Em 2019 o número de carros aposentados só aumentou, listamos 10 carros que saíram de linha recentemente e talvez você não saiba. Confira quais são eles:

1. Ford Fiesta

Desde o anúncio do fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) que este momento já era esperado. O Fiesta deixou de ser oferecido no site da marca, restando apenas o Ka, Ka Sedan e Fusion como opções além de SUVs, picapes e o Mustang. Nessa mudança, até o Focus Fastback desapareceu, semanas após o Focus hatch.

Foto reprodução

Em maio, o preço do Fiesta já tinha sido reajustado para baixo. Oferecido apenas nas versões SE, SE Style e SEL com motor 1.6 e câmbio manual de 5 marchas, começava ali sua despedida após 24 anos de mercado. O hatch chegou ao Brasil em 1995 importado da Espanha, depois produzido no Brasil. Voltou a ter importação, dessa vez do México, no começo da geração que conhecíamos até então, que logo foi nacionalizada – com o visual remodelado com grade no estilo Aston Martin.

2. Mitsubishi Pajero Dakar

Foto reprodução

A trajetória do Pajero Dakar no Brasil chegou ao fim: ele está entre os carros que saíram de linha em 2018. A Mitsubishi confirmou a saída do SUV do mercado em meados deste ano, cujos maiores predicados eram a capacidade off-road e a oferta de sete lugares. A marca segue oferecendo os modelos Pajero Full e Pajero Sport.

3. Renault Fluence

Foto reprodução

O Fluence é um daqueles carros que saíram de linha sem deixar sucessor direto. Lançado em 2010, ele nunca teve vendas expressivas, mesmo após oferecer até versão esportiva: a GT, com motor turbo. Para piorar, todo o segmento de sedãs médios está em queda. Esses dois fatores fizeram com que a Renault desistisse de apostar nesse tipo de veículo no Brasil. De agora em diante, a marca francesa apostará em SUVs para a faixa mais cara do mercado.

4. Chery Celer

Foto reprodução

Primeiro Chery montado no país, o Celer teve vida curta: nacionalizado em 2015, deixou o mercado já em 2018. A linha contava inicialmente com as configurações hatch e sedã, mas só a primeira ainda era oferecida. Antes de se despedir, o modelo deu origem ao Tiggo 2, que marcou a aquisição das operações brasileiras da marca chinesa pela Caoa. Os dois veículos compartilham plataforma, motor e até a carroceria.

5. JAC J2

<

Foto reprodução

A JAC Motors reestruturou toda a sua linha ao longo do ano. Isso significa que todos os veículos até então oferecidos foram substituídos por outros. Portanto, a lista de carros que saíram de linha está recheada de produtos da marca. Entre eles, está o J2, um subcompacto do porte de Renault Kwid e Fiat Mobi. Comercialmente, nunca chegou a ameaçar os rivais.

6. JAC J3

Foto reprodução

O J3 foi o primeiro JAC a desembarcar no Brasil. Num primeiro momento, chegou a obter números de vendas razoavelmente bons, graças, em parte, à publicidade agressiva, que incluía o apresentador Faustão como garoto propaganda. A gama, que incluía o hatch e o sedã Turin, deixou de ser oferecida neste ano.

7. JAC J5

Foto reprodução

Outro JAC que figura entre os carros que saíram de linha em 2018, o J5 teve vida difícil no Brasil. Apesar do preço competitivo, nunca conseguiu se impor frente a rivais como Chevrolet Cobalt e Honda City. Saiu do mercado de maneira tão discreta quanto entrou.

8. JAC J6

Foto reprodução

Quem quer um automóvel de sete lugares por preço acessível deixou de poder contar com o J6 a partir deste ano, a menos que olhe para o mercado de usados. O monovolume teve a importação suspensa e não terá sucessor direto. É que a JAC Motors abandonou o segmento de monovolumes por aqui.

9. JAC T6

Foto reprodução

A linha da JAC Motors será composta por vários SUVs, mas o T6 não está entre eles. O modelo foi substituído pelo T80, mais recente e sofisticado. Enquanto esteve no mercado, o SUV conseguiu atrair alguns compradores graças ao porte avantajado e ao estilo que remete ao Hyundai ix35.

10. JAC T8

Foto reprodução

O T8 tinha a proposta de ser uma van executiva, mas também podia atender a uma família grande. Com mais de cinco metros de comprimento, acomodava, espaçosamente, sete adultos. Outro destaque era o motor 2.0 turbo. De agora em diante, só poderá ser adquiria usada, pois também está entre os carros que saíram de linha durante o ano. (Fonte: AutoPapo)