A venda dos automóveis seminovos tem crescido, em tempos de crise. Mas é preciso mais cuidado na hora de escolher o seu veículo. Veja algumas dicas:
Pesquisa
Compare o automóvel usado com seu equivalente zero. Analise também mais de um usado, para ter uma ideia dos diferentes desgastes que as unidades sofreram.
Mecânico de confiança
Antes de fechar negócio, conte com a ajuda de um bom mecânico, que seja de confiança e que possa dar uma olhada no carro no momento da compra.
Itens de segurança
Não esqueça de verificar todos os itens de segurança, desde a validade do extintor à existência de chave de rodas, triângulo e até as condições do estepe. Veja também o nível de óleo e sua periodicidade de troca.
Teste drive
Uma outra dica básica é ligar o carro e verificar os níveis de ruído na cabine e de vibração do volante e da alavanca de passar marchas (no caso de um modelo manual). Dê uma volta no quarteirão para checar também se há folga no pedal de freio e como o veículo se comporta de uma maneira geral.
Segurança
Verifique em órgãos de fiscalização do trânsito se o carro foi roubado ou possui multas e pendências judiciais. A pesquisa pode ser feita gratuitamente no site do Sinesp Cidadão (https://www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao).