5 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro usado

O sonho de comprar um carro pode se tornar um grande pesadelo caso alguns cuidados não sejam tomados.

Não basta apenas olhar para o carro e gostar dele, muitas outras coisas estão envolvidas na compra de um automóvel e esses cuidados são importantes para evitar a compra gato por lebre.

Foto reprodução

Se você está pensando em trocar de carro, fique atento às dicas para fazer de sua compra um bom negócio.

1. Procedência

Você chegou na loja, viu um carro ideal o qual gostou muito, mas antes de fechar negócio é preciso conhecer um pouco da história daquele veículo. Por exemplo, qual a procedência dele? Esse fator é essencialmente importante, pois infelizmente alguns carros roubados têm seus chassis adulterados e são recolocados no mercado. Seus novos donos muitas vezes não têm noção de que compraram um produto fruto de um roubo e podem até mesmo ser indiciados, ter o carro autuado e perder todo o dinheiro investido neste bem.

2. Documentação

Para que um veículo possa transitar por todo o território é preciso que ele esteja com toda a documentação em ordem. Antes da compra é importante se certificar que nada consta de pendência sobre aquele veículo, só assim você vai poder rodar tranquilo com seu novo carro.

3. Peças

Os veículos comumente precisam de manutenção de tempos em tempos, porém, alguns carros por serem produzidos fora do país apresentam mais dificuldade de reposição de peças. Conhecer sobre a marca e sua influência no mercado antes de optar pela compra do veículo vai ajudar muito caso você precise, no futuro, de algum tipo de manutenção com troca de peças.

4. Seguro

É quase complementar a compra de um veículo a aquisição de um seguro contra roubo e acidentes. Porém, dependendo do ano, da marca e da fabricação os valores podem ser bastante diferentes, sendo assim, antes de adquirir seu novo carro faça uma pesquisa anterior para conhecer melhor as opções de seguro, este fator inclusive pode fazer você pensar em outra marca ou veículo.

5. Carro fora de linha

Pesquisar antes de comprar é a melhor coisa que um comprador pode fazer antes de fechar o negócio com um veículo. Isso porque alguns carros podem perder seu valor comercial quando deixam de ser fabricados. Se você não sabe dessa informação e compra um carro que já está fora de linha poderá perder muito dinheiro a pequeno e médio prazo.