6 carros nacionais que fazem inveja lá fora

827

Houve uma época em que o mercado brasileiro de carros era praticamente uma ilha: repleta de modelos que se via apenas aqui. Essa realidade felizmente mudou e agora boa parte das ofertas já é de produtos ou plataformas globais. Mesmo assim, o Brasil ainda tem um ou outro produto para causar inveja aos demais mercados e separamos seis exemplos.

Fiat Toro

Produzida sobre a plataforma do Jeep Renegade e uma das picapes mais vendidas do Brasil, a Fiat Toro ainda dá seus primeiros passos na América Latina, mas a maior parte do mundo não tem acesso. Unindo o conforto de um SUV com a caçamba de uma picape e um design que chama a atenção, não é difícil ver o modelo alçando voos maiores.

Foto reprodução

Volkswagen SP2

Produzido apenas entre 1972 e 1976, o Volkswagen SP2 se utilizava da plataforma da perua Variant daquela época para ser esportivo. Claro que o pequeno motor 1.7 refrigerado a ar com 75 cv não era muito potente, mas as linhas baixas, longas e elegantes do modelo fez até a imprensa alemã, na casa da VW, chamar o SP2 de o “Volkswagen mais bonito do mundo”.

Foto reprodução

Troller T4

A Troller tem uma história bem brasileira. Nasceu no Ceará em 1995 e foi comprada pela Ford em 2007, mas permaneceu cearense. Em 2014, o site americano Autoblog escreveu: “o T4 seria um bom substituto para o Ford Bronco (nos EUA) e um valente competidor para o Jeep Wrangler”. Já deu pra ver que o jipe fez sucesso lá fora né?

Foto reprodução

Volkswagen Kombi (T2)

A segunda geração da Kombi teve uma vida bem longa no Brasil, de 1976 a 2013, com poucas mudanças significativas. Essa longevidade, que não existiu lá fora pois a Kombi já está na sexta geração por lá, fez com que os estrangeiros olhassem com nostalgia para a nossa “Velha Senhora”. Há relatos até de executivos alemães da VW que pediam para dirigir a Kombi durante as passagens na fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP). Nos dias finais da produção, lotes inteiros de Kombi foram exportados para a Europa e, até hoje, são os europeus que continuam comprando modelos usados e enchendo os portos de Kombi saindo do País.

Foto reprodução

Renault Sandero R.S.

O primeiro produto da divisão R.S. da Renault no Brasil, o Sandero R.S. também ainda não saiu para visitar outros continentes. Para os europeus isso é uma pena, pois seria um esportivo acessível que eles não têm por lá. Mas na Europa o Sandero é vendido pela Dacia, marca de baixo custo da Renault.

Foto reprodução

Volkswagen up! TSI

Sim, o up! apareceu primeiro na Europa do que no Brasil. Então por qual motivo um europeu teria inveja do carro nacional? Primeiro, o modelo de lá é mais curto e, mesmo na versão de quatro portas, as janelas traseiras são apenas basculantes e não descem. Mas o maior motivo mesmo é potência. Por lá, o 1.0 TSI turbo de três cilindros gera 90 cv rodando apenas com gasolina pura. No Brasil, o mesmo motor entrega 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina.

Foto reprodução

Fonte: iCarros

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Google News