Um dos casos mais vistos nas oficinas é o de carros com motor fundido, um problema que pode resultar na troca completa do motor do carro. Listamos seis sinais que podem indicar que o motor do carro está fundido:
#1 – Uma das formas mais eficazes de saber se o motor do carro está fundido é quando tenta ligar e ele não trabalha, apenas faz barulho de peças batendo umas nas outras. Nesse caso o problema pode ser irreversível!
#2 – Caso seu carro não esteja dando partida, não insista. O fato de insistir pode fazer com que os fios superaqueçam e comecem a soltar fumaça.
#3 – Antes de estar fundido de vez o motor do carro pode demostrar sinais de que isso está próximo: ruídos leves e sons de peças batendo. Esses sinais tendem a ficarem mais altos até que o motor do carro esteja totalmente fundido.
#4 – Um dos principais motivos para fundir o motor é o óleo, pois se estiver em quantidade insuficiente, não será possível lubrificar o motor e nem auxiliar na regulagem de temperatura. Misturar produtos de marcas diferentes também encaminha o motor para o mesmo problema.
#5 – O superaquecimento do motor também é um fator predominante para fundi-lo, pois significa que o sistema de arrefecimento não está trabalhando como deveria. Por isso a importância de sempre checar o nível de água, para que não tenha surpresas custosas.
#6 – Abastecer em postos de combustíveis desconhecidos pode render problemas, pois a má qualidade ou a adulteração do combustível pode prejudicar componentes do motor do carro e como consequência fundi-lo. Mas circular com o carro na reserva de combustível também pode render outros problemas.
Segundo o site Ehow para saber se o motor está fundido basta fazer o seguinte teste: Tente girar a polia do virabrequim do motor – a grande polia que fica bem no meio do motor. A melhor maneira de fazer isso é remover todas as velas de ignição, colocar um grande soquete no parafuso da polia e girá-lo com uma grande barra de torção. Se a polia não se mexer, provavelmente o motor está fundido. Mas para ter certeza é preciso leva-lo até um mecânico.
Para evitar o que o motor do carro fique fundido e também outros problemas é necessário manter a revisão sempre em dia e não procurar a oficina apenas em momentos críticos. Alguns problemas podem ser irreversíveis, o que vai gerar altos custos.
Alguns exemplos de quando deve procurar um profissional
- Ao sinal de qualquer barulho ou ruído diferente em qualquer componente do veículo.
- Quando perceber que o consumo de combustível está elevado.
- Se o veículo está parado há muito tempo.
- Ao perceber problemas de alinhamento.
- O carro estiver dando “trancos” ou “engasgando” pode estar indicando problemas no bico injetor.
- A qualquer sinal de problemas elétricos, como faróis e lanternas.
Ou seja, para evitar danos ao veículo e gastos inesperados o ideal é manter a revisão sempre em dia. Além de preservar o seu auto, estará também garantindo a sua segurança e a dos demais ao seu redor, pois alguns problemas podem dar sinais quando já estão em estado crítico.
Fonte: Administradores