Produzido pela Fiat entre 1996 e 2018, o Fiat Palio foi projetado para mercados emergentes como América Latina, África do Sul, Leste Europeu e Ásia. Seu projeto foi iniciado em 1992, pelo Centro de Estilo da Fiat do Brasil junto ao estúdio italiano I.DE.A.
A Fiat já contava com um produto de tamanho similar para o mercado europeu, o Punto, lançado na Itália em 1993, para substituir o Uno, que já contava com 10 anos de mercado. O projeto, chamado inicialmente pelo código interno 178, teria uma suspensão mais simples e robusta e, ao contrário do Punto, daria origem uma grande família de produtos.
O bom e velho Palio foi apresentado à imprensa mundial em Abril de 1996, em versões com carroceria hatchback de três ou cinco portas. Foi o primeiro de uma linha de produtos que ainda contaria com uma versão station-wagon, chamada Weekend, lançada em janeiro de 1997, o sedan Siena (Palio Sedan ou Albea em alguns mercados, este com pequenas alterações na traseira), apresentado em agosto de 1997.
Em Julho de 1996 foram lançadas as versões ED e EDX (ambas com 3 ou 5 portas) com motor Fiasa 1.0 mpi 8v. A ED teve o propósito originalmente de suceder ao Mille, o que acabou não ocorrendo devido aos altos números de venda do Mille.
O caçador de raridades, Reginaldo de Campinas acabou de disponibilizar em sua página no Facebook um exemplar colecionável do Palio EDX. Trata-se de um modelo 1998, 1.0, gasolina, 04 portas, limpador e desembaçador traseiro, equipado com ar condicionado, trava e vidro elétrico.
O carro que tem apenas 9.000 km rodados segue em estado de zero km, completamente impecável, até mesmo o estepe segue original de fábrica, é fã desse icônico carro? maravilhe-se com as imagens abaixo:
Fontes: Reginaldo de Campinas e Wikipedia