“Será que a NASA está vindo para cá? Na verdade, não desta vez. Com certeza ela vai ficar nos Estados Unidos mesmo, pois um criativo mecânico americano, também conhecido como o ‘Rei da Gambiarra’, teve a infeliz, ou feliz ideia de transformar um Ford Mustang em uma estranha picape, mas essa transformação permanecerá em solo americano.”
De acordo com blogs americanos, a ideia original era transformar o Ford Mustang em um lendário Ford Ranchero, que saiu de linha em meados de 1979. Embora possa ter sido a intenção do proprietário, o Mustang de quinta geração acabou utilizando a carroceria de uma pickup Nissan Frontier, tornando-o mais semelhante a uma picape Frontier do que a um Ford Ranchero.
Parece que foi necessário cortar muito atrás dos bancos dianteiros para realizar essa transformação, e possivelmente foram adicionados reforços estruturais. No entanto, não podemos afirmar com certeza, pois o projeto parece um pouco descuidado e se assemelha a algumas gambiarras comuns produzidas no Brasil.
Esperamos que seja apenas um trabalho em andamento e que o proprietário realmente possa aprimorar o projeto e torná-lo funcional, pois parece que a opção de comprar uma picape usada não era viável. Desejamos a ele todo o sucesso na conclusão deste projeto único e esperamos que após a conclusão possamos postar aqui um resultado excepcional.
O Ford Mustang é um dos carros mais icônicos de todos os tempos. Foi apresentado ao público em 17 de abril de 1964, durante a New York World’s Fair. Mesmo com grandes mudanças ao longo dos anos, o Mustang é a linha de automóveis mais antiga da Ford, cujo nome foi inspirado na única raça de cavalo selvagem do país. Foi também o primeiro “Muscle Car” da história, que inspirou modelos concorrentes nos anos seguintes.
O Mustang de quinta geração foi apresentado pela Ford no North American International Auto Show em 2004 e a sua carroceria recebeu a designação de “S-197”. O engenheiro Hau Thai-Tang liderou o desenvolvimento do carro enquanto o designer Sid Ramnarace ficou encarregado do design exterior. Essa geração do Mustang apresenta uma estética que remete ao clássico Ford Mustang Fastback dos anos 60.
Em 2009, a Ford lançou uma atualização no Mustang 2010, que incluiu um facelift com lanternas traseiras com LEDs sequenciais.
Dois anos depois, em 2012, a Ford apresentou o Mustang Boss 302, equipado com o motor “Coyote” que produzia 444 bhp. Além disso, a versão “Laguna Seca” foi lançada, que incluía uma barra estrutural no lugar do banco traseiro para melhorar a rigidez da carroceria, bem como outras melhorias na potência e na dirigibilidade.
Já o Ford Ranchero é uma picape que tem sua base em um veículo médio da Ford, o Ford Torino. Sendo a primeira picape leve derivada de automóvel a surgir, o modelo apareceu nos EUA em 1956, mas não obteve muito sucesso, tendo sido retirado de linha em 1979. Na época, o modelo mais famoso em seu segmento era a Chevrolet El Camino. A resposta definitiva da Ford ao El Camino SS veio em 1970, com o Ford Ranchero GT. Derivado do Ford Torino, o Ranchero ganhava um motor V8 429 de sete litros e 365 cv, alimentado por um carburador de corpo quádruplo da Motorcraft e com o famoso scoop “shaker” disponível como opcional.
A rivalidade entre os fãs do Chervolet El Camino e do Ford Ranchero é quase tão grande quanto aquela existente entre os admiradores do Chevrolet Camaro e do Ford Mustang.