Sim, já faz 80 anos que a primeira geração do Opel Kadett foi lançado – o Kadett C, geração que deu origem a nosso querido Chevrolet Chevette, já era a quarta geração. A primeira geração foi lançada em dezembro de 1936, o que significa que, daqui há algumas semanas, o Kadett completa 80 anos de existência. E, por consequência, o próprio Chevette e o Astra também fazem aniversário, de certa forma.
Isto porque a última geração do Kadett foi substituída pela primeira geração do Astra (F), mas a linha evolutiva permaneceu, tanto que no Reino Unido e na África do Sul a primeira geração do Astra continuou se chamando Kadett. É por isto que o último Kadett se chama “Kadett E”, enquanto o primeiro Astra se chama “Astra F” – note que as letras continuaram seguindo a ordem alfabética.
O primeiro Kadett era um carro compacto vendido como sedã e conversível vendido entre 1936 e 1940. Não dá para dizer que ele era um carro revolucionário, pois ele seguia as tendências europeias da época: carroceria sobre chassi, para-lamas bem destacados e motor de quatro cilindros longitudinal na dianteira, com tração nas rodas de trás. Vendeu até bem, mas o nome Kadett só ressurgiu em 1962, como Kadett A. A cronologia atual começou ali.
Vendido como sedã (de duas ou quatro portas), perua (de duas portas) e cupê, o Kadett A deu o tom que as duas gerações seguintes teriam: visual limpo, tração traseira e boa dirigibilidade. O Kadett B foi lançado em 1965 e o Kadett C, em 1973. E é aí que as coisas começam a ficar interessantes, na verdade – afinal, o Chevette foi o primeiro Kadett que tivemos. E, na verdade, ele foi lançado aqui no Brasil alguns meses antes de estrear na Europa!
É por isto que a gente decidiu separar as versões mais bacanas do Kadett que tivemos por aqui. E isto inclui o Astra, também – você não vê nenhum problema com isto, vê? É claro que não. Então vamos lá!
Com informações de DALMO HERNANDES/FLATOUT