A Toyota, gigante japonês da indústria automobilística, revelou no ano passado o conceito de uma caminhonete elétrica HiLux na Tailândia, e agora imagens desse conceito foram capturadas na Austrália. Versões de produção podem chegar às concessionárias no exterior em questão de meses.
Fotos divulgadas no Twitter pela Associação Australiana de Veículos Elétricos (AEVA) mostram o veículo conceitual – baseado em uma caminhonete HiLux de cabine simples vendida na Tailândia – no porto de Fremantle, na Austrália Ocidental.
Não está claro por que o conceito de HiLux elétrico – que foi desenvolvido pela Toyota para comemorar seu 60º aniversário na Tailândia no ano passado – está no país.
No entanto, pode ser destinado à exibição para empresas de mineração – possivelmente em uma convenção em Perth ainda este mês para a mineração “carbono neutro” – que foram alguns dos maiores compradores de HiLux utes convertidos para uso privado até o momento.
A empresa com sede em Melbourne, SEA Electric, assinou um acordo em janeiro para converter 8.500 caminhonetes Toyota HiLux e LandCruiser para propulsão elétrica para empresas de mineração, enquanto a empresa Queensland, Roev, desenvolveu um pacote de conversão elétrica semelhante para frotas HiLux.
As imagens também publicadas pela AEVA mostram uma porta de carregamento CCS2 e a suspensão traseira do conceito – mas parece que essas imagens foram capturadas em um estande de feira, em vez do porto de Fremantle.
Uma versão de produção do conceito elétrico HiLux – oficialmente conhecida como ‘HiLux Revo BEV Concept‘, já que o HiLux regular é chamado de HiLux Revo na Tailândia – pode estar a apenas alguns meses de distância.
A Toyota já confirmou anteriormente planos de lançar uma caminhonete elétrica nos mercados do Sudeste Asiático até o final deste ano, sujeito a eventuais atrasos.
Em uma apresentação para investidores no início deste ano, o veículo foi chamado de “IMV BEV”, acompanhado por uma foto do conceito.
IMV é o nome da plataforma que sustenta a atual caminhonete Toyota HiLux e o SUV Toyota Fortuner, e BEV é a abreviação de “veículo elétrico com bateria”.
No entanto, há uma chance de que a tag IMV BEV se refira a um segundo conceito de caminhonete elétrica revelado – conhecido como IMV 0 – ao lado da HiLux elétrica de cabine simples na Tailândia no ano passado, que também foi confirmada para produção, baseada na mesma plataforma IMV.
A Toyota ainda não confirmou qual conceito está planejado para chegar à produção este ano.
Não está claro quais implicações essa versão elétrica da atual HiLux terá – caso chegue à produção – em relação a uma versão com bateria da próxima geração Toyota HiLux, prevista para 2025.
Sem dúvida, a indústria automotiva global está avançando rapidamente em direção à eletrificação. Para os brasileiros que não são entusiastas desse tipo de veículo, há um aspecto positivo: dado que somos reconhecidos mundialmente por nossas energias limpas e renováveis, é provável que essa tendência chegue de forma menos acelerada ao Brasil.
A Toyota Hilux, conhecida por sua durabilidade e confiabilidade. A história da Hilux remonta ao final da década de 1960, quando a primeira geração foi lançada no Japão e posteriormente em outros mercados ao redor do mundo. Desde então, a Hilux passou por diversas gerações, evoluindo em termos de design, desempenho e recursos, esperamos que uma possível versão elétrica não enterre o gigantesco legado do carro.
A caminhonete conquistou ao longo dos anos grande notoriedade por sua durabilidade excepcional, sendo frequentemente usada em ambientes desafiadores e em locais com infraestrutura limitada. A Hilux é apreciada por sua capacidade de enfrentar terrenos difíceis, transportar cargas pesadas e servir como veículo utilitário versátil.