Os esportivos conversíveis oferecem algumas das experiências automobilísticas mais puras e divertidas, pois poucas coisas podem se igualar à sensação de dirigir com o teto abaixado. Enquanto isso, os carros japoneses são conhecidos por seus designs atemporais e confiabilidade inabalável, oferecendo um ótimo pacote a um preço acessível. Isso torna os conversíveis dos fabricantes de automóveis da Terra do Sol Nascente uma excelente opção para colecionadores que desejam possuir e dirigir uma peça da história automobilística de aparência deslumbrante.
Embora Toyota, Nissan e Infiniti ainda fabriquem conversíveis, os modelos mais antigos dessas montadoras oferecem um valor tremendo. Muitos modelos mais antigos e conversíveis clássicos (ou “cabriolets”, como são comumente conhecidos) das marcas de carros japoneses eram únicos à sua maneira e estão se tornando cada vez mais desejáveis com o tempo.
Honda S2000
O Honda S2000 é um dos carros mais icônicos já fabricados e envelheceu incrivelmente bem. As linhas elegantes, o capô longo e a postura baixa conferem a este carro uma aparência muito distinta. O resultado é um conversível da Honda que é instantaneamente reconhecível a quilômetros de distância. O S2000 teve duas gerações: a AP1 (2000-2003) e a AP2 (2004-2009). Ambas as gerações tinham suas próprias peculiaridades, e os compradores não podem errar com nenhuma delas.
No entanto, se você está procurando uma das versões mais procuradas e colecionáveis do carro, não procure mais do que o S2000 CR. O S2000 tem um prêmio significativo sobre tanto o AP1 quanto o AP2, mas é dinheiro bem gasto (ou melhor, investido) pelo que é considerado um dos melhores carros esportivos já fabricados.
Mazdaspeed MX-5 Miata
Mesmo o Miata padrão é um carro esportivo de baixo custo muito desejável, mas o Mazdaspeed MX-5 é facilmente um dos melhores modelos a considerar. A Mazda produziu um total de 290.123 MX-5s (NB), e apenas 5.428 deles são Mazdaspeed MX-5s. Isso torna esta versão particular do icônico conversível da Mazda muito rara e altamente colecionável. Esses carros tinham um turbocompressor IHI RHF5 VJ35 e um intercooler ar-ar montado na frente, o que os ajudava a obter um aumento considerável de potência e desempenho. Para ajudar a controlar a potência extra, a Mazda equipou este modelo com uma transmissão manual de seis velocidades e embreagem melhorada.
As melhorias não se limitaram apenas à mecânica, pois o carro também vinha com rodas de liga leve Racing Hart de 17 polegadas, pneus mais largos e amortecedores Bilstein. Essas atualizações não apenas ajudam o carro a acelerar mais rapidamente em linha reta e nas curvas, mas também o fazem parecer muito mais esportivo, mesmo em sua configuração original.
Toyota MR2 Turbo
O MR2 da segunda geração é frequentemente considerado um pouco como um filho do meio desconfortável, já que a primeira geração parece mais “bruta” e a terceira geração lida muito melhor. No entanto, os verdadeiros fãs da JDM sabem o quão especial é o MR2 Turbo T-top. Este conversível potente da Toyota, com motor central, ofereceu um desempenho impressionante, ao mesmo tempo em que era econômico e confiável para o que estava disponível. E embora a suspensão mais macia não seja ideal na pista, isso torna este carro surpreendentemente confortável em estradas comuns. Os preços dos MR2 Turbo já começaram a subir e provavelmente só aumentarão com o tempo.
Nissan 370Z Roadster Touring Sport
O 370Z é um carro que todo entusiasta deveria dirigir. Frequentemente considerado um muscle car do Japão, seu motor VQ37HR V6 de 3,7 litros é um dos maiores motores japoneses já produzidos. Abaixe o teto, e você pode ouvir melhor esse motor poderoso. E, apesar de adicionar alguns quilos devido ao mecanismo do teto retrátil, este conversível da Nissan ainda é muito ágil, com uma aceleração de 0 a 60 milhas por hora em 5,3 segundos quando está em sua configuração original. O pacote Touring Sport melhorou ainda mais o desempenho, com rodas forjadas RAYS de 19 polegadas, pneus Bridgestone Potenza, freios melhores e a transmissão manual de seis velocidades SynchroRev Match, que também vinha na variante NISMO.
Lexus SC430
Este conversível da Lexus não era muito popular entre os críticos. No entanto, essas críticas estão completamente equivocadas, e ele ainda é um conversível de luxo com teto rígido muito capaz da Lexus. Com um motor V8 de 4,3 litros 3UZ-FE sob o capô, ele tinha potência mais do que suficiente para proporcionar uma aceleração ágil e sem esforço. Isso significava que o SC430 foi bem recebido pelo mercado, sendo o veículo mais bem classificado no segmento de luxo premium na pesquisa de qualidade inicial da J.D. Power em 2004 e 2005. Os preços de exemplares bem conservados com baixa quilometragem já começaram a subir, tornando-o um potencial clássico colecionável.
Infiniti G37 Convertible
Com o mercado automobilístico mudando rapidamente, montadoras como a Infiniti abandonaram a ideia de mais conversíveis, com a marca de luxo japonesa eliminando completamente os conversíveis de sua linha atual. Isso significa que um comprador que procura um conversível de luxo com teto rígido acessível tem cada vez menos opções para escolher. O Infiniti G37 é uma das melhores escolhas no mercado de carros usados hoje, e mesmo em sua versão conversível, ele mantém a sensação esportiva e confortável ao dirigir.
Honda Beat
O Honda Beat é um dos carros Kei japoneses mais legais de todos os tempos. É uma importação JDM legítima, tornando-o bastante raro e diferente de qualquer coisa que você verá nas estradas. Sob sua aparência inconfundivelmente japonesa, o Beat abriga um motor de três cilindros E07A MTREC de 656cc. Isso pode parecer excepcionalmente pequeno, e é porque é. Os carros Kei são conhecidos por seus motores pequenos, mas também são conhecidos por serem muito leves. Pesando apenas 1.680 libras, mesmo esse motor minúsculo é suficiente para fazer o Beat ser muito divertido de dirigir. Como esses carros são todas importações japonesas, há muito poucos disponíveis, tornando-os um bom ponto de entrada para colecionadores de JDM.
Honda S800 Roadster
Este conversível japonês é especial. O Honda S800 é um dos carros mais raros e únicos da Honda e é considerado ainda mais impressionante do que os Lamborghinis. Como os carros Kei que analisamos anteriormente, o S800 também é bastante pequeno. No entanto, ele possui um motor maior, de 800cc, com quatro carburadores. Não se deixe enganar pelo tamanho do motor e sua potência, pois ele estava bastante à frente de seu tempo. Este pequeno conversível se inspira nos dias de motocicleta da Honda, com suas rodas traseiras sendo acionadas por corrente, entre outras peculiaridades. Existem muito poucos S800s bem preservados no país e, como resultado, eles são altamente colecionáveis. No entanto, com um valor inicial de mercado de usados de US$ 46.000 hoje, essa exclusividade certamente tem um custo. (Com informações de Krunal Rindani da Hotcars)