Existem milhares de oficinas decentes pelo país, porém assim como nas outras áreas, na mecânica também existem profissionais pouco confiáveis.
Os técnicos da Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor ligado ao governo, orientam o consumidor a contratar os serviços de uma oficina mecânica sem ter um grande prejuízo financeiro. Uma dica importante ao consumidor que sabe pouco sobre mecânica é procurar informar-se sobre as oficinas por meio de conhecidos que já tenham se utilizado de seus serviços. Antes de entregar seu carro a qualquer mecânico, os técnicos do Procon-SP recomendam o consumidor fazer uma pesquisa, comparando preços e qualidade.
O motorista deve observar se a oficina está regularmente estabelecida e não é clandestina, se o local é organizado e, se possui ferramentas, equipamentos básicos e profissionais treinados. O consumidor deve exigir um orçamento prévio, no qual devem estar discriminados detalhadamente o material a ser usado, a mão-de-obra, os valores respectivos, condições de pagamento, data de início e término dos serviços e prazo de validade do mesmo.