Com as portas de Cuba se abrindo para o resto do mundo, alguns tesouros vão sendo achados, muitos deles sem nenhum valor para o habitantes do simpático país do Caribe. Ao percorrer a “Ilha de Fidel” para criar um calendário chamado de “Carros de Cuba”, o fotógrafo automotivo Piotr Degler descobriu um raro Mercedes 300SL “Asa de Gaivota” abandonado debaixo de uma bananeira.
Como Cuba ficou proibida de importar e exportar carros e peças, a manutenção do modelo ficou impossível e seu dono o deixou no tempo, largado. Acontece que o modelo da marca alemã, que começou a ser feito em 1954, tem valor mínimo que ronda a casa do US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões) dependendo do estado e ano do lote de fabricação.
O “Asa de Gaivota” achado na bananeira cubana está em estado deplorável e praticamente só mantém a carcaça, mas nas mãos do restaurador certo poderá novamente ganhar “vida” e valer muito, até por ter esta origem inusitada. “Encontrar o carro foi uma experiência indescritível”, disse Degler.