No ano em que comemoramos os 70 anos da Volkswagen no Brasil, um ícone está prestes a ressurgir: a Kombi está de volta! E desta vez, em uma versão eletrificada chamada ID Buzz. Dez anos após o fim da produção do modelo que conquistou o coração dos brasileiros, a Kombi retorna em uma edição limitada de 70 unidades totalmente elétricas.
“O ID Buzz é o símbolo da era eletrificada da Volkswagen. Após 56 anos de histórias e emoções a bordo da Kombi, os brasileiros terão a oportunidade de reviver a liberdade, independência e emoção proporcionadas pela Velha Senhora, agora livre de emissões e totalmente sustentável. A Kombi Elétrica representa a união das nossas estratégias de crescimento e descarbonização para a região: ACELERA VW e Way To Zero”, afirma Alexander Seitz, Presidente da Volkswagen América Latina.
Assim como o ID.4, o ID Buzz passou por extensas pesquisas e testes no Brasil. Como era esperado, a conexão histórica do modelo resultou em avaliações excelentes realizadas no último ano junto aos principais parceiros de negócio da marca, incluindo concessionários, fornecedores, autoridades e, é claro, os clientes.
Este modelo produzido em Hannover, na Alemanha, teve uma chegada triunfal ao longo de 2022, como uma verdadeira estrela do rock. Lançado em setembro, recebeu o prestigiado prêmio de “Carro Elétrico do Ano” da renomada revista britânica Top Gear. A versão Cargo, voltada para uso comercial, foi eleita o “Veículo Comercial Internacional do Ano” durante o IAA Transportation 2022, na cidade em que é produzida.
No Brasil, o legado da Kombi começou a ser resgatado rapidamente. Logo no mês de lançamento, o modelo fez sua primeira aparição na América Latina durante o maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, no Rio de Janeiro. A “camper van” do futuro honrou a tradição da sua antecessora, a T1, em festivais.
Algumas semanas depois, sua jornada continuou em São Paulo para um encontro histórico: a própria Kombi T1 de 1961, carinhosamente chamada de “Corujinha”, recebeu o ID Buzz na Garagem VW, localizada na fábrica da Anchieta. E hoje, algumas semanas após a criação do Dia Internacional da Kombi, em 2 de junho, fica claro que a Kombi Elétrica veio para ficar.
A chegada desse veículo marca não apenas mais um passo importante da Volkswagen do Brasil no segmento de carros elétricos – que registrou um crescimento de 21,7% de 2021 para 2022 no Brasil -, mas também ressalta a conexão especial que a Kombi tem com os brasileiros. Entre 1957 e 2013, mais de 1,4 milhão de unidades da Kombi foram vendidas no país.
Clássico do Futuro: o renascimento da lendária Kombi Elétrica
O ID Buzz, um veículo totalmente elétrico, baseia-se no design clássico da primeira geração da Kombi original, conhecida como T1. Este modelo resgata um dos maiores ícones do design automotivo e o traz para a era da mobilidade elétrica. Construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen, o ID Buzz é o primeiro carro totalmente elétrico a utilizar essa plataforma escalável de grande produção no mundo.
Equipado com uma bateria de 77 kWh, o ID Buzz alimenta um motor elétrico de 204 cv, localizado no eixo traseiro. A capacidade de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW. Porém, ao utilizar uma tomada CCS em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a capacidade de carga aumenta para até 170 kW. Com esse método de carregamento, é possível elevar o nível da bateria de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
Assim como toda a linha de veículos elétricos da Volkswagen, o ID Buzz possui um amplo conjunto de assistências de condução. Entre elas estão o Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, que auxilia nas conversões transversais, considerando os 4,7 metros de comprimento da Kombi Elétrica. Tudo isso garante uma experiência de direção segura e sempre divertida a bordo dessa lenda automotiva.
A história do ID Buzz no Brasil está apenas começando e em breve teremos mais detalhes eletrizantes sobre esse novo ícone da Volkswagen.