A importância da manutenção dos travões do seu carro

109

As pinças dos travões, juntamente com as pastilhas e os discos dos travões, são peças vitais do sistema de travões automóvel. O seu principal objetivo é abrandar um veículo pressionando as pastilhas dos travões contra os discos dos travões e, assim, fazer com que as rodas parem de girar.

As pinças dos travões, juntamente com as pastilhas e os discos dos travões, são peças vitais do sistema de travões automóvel.
As pinças dos travões, juntamente com as pastilhas e os discos dos travões, são peças vitais do sistema de travões do veículo.

Quais são os tipos de pinças dos travões?

Estes componentes estão normalmente divididos no seguintes tipos:

Pinças deslizantes (flutuantes). Estes componentes têm um ou dois pistões num dos lados. A pinça é fixa ao suporte dos travões. Enquanto que este último está fixo de forma rígida, a pinça é capaz de deslizar para trás e para a frente. Isto é possível graças aos pinos-guia. Quando o pedal dos travões deixa de ser pressionado, os pistões empurram a pinça e a pastilha

Pinças fixas. Estes componentes não se movem. Têm pistões localizado em ambos os lados do rótor. As placas dos suportes dos travões com forro dos travões são fixas aos pistões. Quando o condutor pressiona o pedal dos travões, a pressão é exercida sobre o fluido hidráulico que enche os pistões e transfere a pressão para estes. Os pistões pressionam as pastilhas dos travões conta o disco.

As pinças flutuantes são muito mais comuns do que as pinças fixas. A maioria dos carros na estrada está equipada com este tipo de pinças, ao passo que as pinças fixas são encontradas em carros de elevado desempenho. Além disso, os componentes da segunda categoria são mais dispendiosos.

Pinças de elevado desempenho. Estes componentes são concebidos especialmente para carros de corrida. Têm pistões maiores, em maior número, retêm menos calor e têm orifícios diferenciais. Estas pinças podem ser encontradas em carros e motos de elevado desempenho.

Quais os sintomas de falhas nas pinças dos travões?

Os sinais mais comuns de pinças dos travões avariadas incluem:

  • Sons estranhos ao travar
  • O carro desvia para um dos lados
  • Excessivo consumo de combustível
  • Fuga de fluido de travões
  • O veículo insiste em abrandar
  • Sobreaquecimento dos discos e pastilhas dos travões

Se notou qualquer um dos problemas listados acima, as suas pinças estão certamente encravadas ou congeladas. Uma vez que não é capaz de travar adequadamente, recomendamos vivamente a levar o seu veículo a uma estação de serviço o mais rapidamente possível.

Motordoctor.pt é uma loja de peças líder

Procura peças auto de qualidade excelente mas não demasiado dispendiosas? Na Motordoctor.pt, pode encontrar pastilhas e pinças dos travões, óleos e aditivos, vários kits de reparação e muitas outras coisas para o seu veículo. Connosco, a manutenção do seu carro será fácil e económica. Compre o melhor e poupe com a nossa loja online.