Início Curiosidades Abandonado por décadas, raro Pontiac Firebird 1968 é encontrado em galpão

Abandonado por décadas, raro Pontiac Firebird 1968 é encontrado em galpão

Observar veículos clássicos emergindo de longos períodos de armazenamento é uma das experiências mais gratificantes relacionadas ao universo automotivo, especialmente quando se trata de um icônico muscle car. No entanto, desenterrar carros antigos de celeiros muitas vezes não é tão simples e agradável quanto parece. Como exemplificado pelo Pontiac Firebird de 1968 dessa reportagem.

Pontiac Firebird 1968 / Photo: GTRobby/YouTube
Pontiac Firebird 1968 / Photo: GTRobby/YouTube

Resgatado pelo popular canal “GTRobby” do YouTube, este antigo e glorioso Pontiac Firebird passou décadas inteiras armazenado. Apesar da falta de informações precisas sobre o tempo exato de confinamento, de acordo com Cíprian Florea, do Auto Evolution, é evidente que a sujeira que cobre o corpo do veículo e sua condição geral indicam que foram mais de duas décadas de armazenamento. Além disso, o celeiro onde o carro foi mantido não ofereceu a proteção ideal contra os elementos naturais e contra roedores, que frequentemente encontram em carros abandonados uma nova moradia.

Pontiac Firebird 1968 / Photo: GTRobby/YouTube

Apesar das aparências iniciais, o Firebird em questão está em bom estado e praticamente completo, com pouca ferrugem. Embora necessite de um par de faróis e apresente um grande amassado no teto, tais problemas são facilmente resolvíveis com peças de reposição de ferros-velhos. Felizmente, muitos destes locais possuem uma grande quantidade de Firebirds que não valem a pena serem restaurados, o que torna mais fácil encontrar as peças necessárias.

No entanto, o interior do veículo é uma verdadeira bagunça. O banco traseiro está faltando, enquanto os bancos dianteiros estão deteriorados e precisam de restauração. O porta-malas, por sua vez, estava carregado de diversos tipos de lixo. Além disso, tanto o chão quanto o porta-malas estavam repletos de excrementos de ratos, tornando a limpeza uma tarefa bastante desagradável.

Pontiac Firebird 1968 / Photo: GTRobby/YouTube

Apesar das más condições do interior, após uma intensa limpeza, o proprietário ficou surpreso ao descobrir que os painéis de piso estavam em boas condições. Além disso, o painel e os painéis das portas ainda estavam em uma única peça, o que é bastante notável para um carro que ficou armazenado por mais de 20 anos. Certamente, este interior vermelho e preto foi magnífico quando o veículo era novo.

Os entalhes nas portas sugerem que este Firebird tinha uma pintura vermelha original de fábrica. De acordo com a paleta de cores de Pontiac de 1968, este hardtop foi provavelmente acabado em Vermelho Solar. No entanto, alguém decidiu pulverizar uma fina camada de tinta preta sobre ele, deixando a maior parte do corpo coberto por redemoinhos e manchas de tinta preta e vermelha. Infelizmente, o acabamento desastroso torna-se ainda mais evidente depois que o veículo é lavado.

Pontiac Firebird 1968 / Photo: GTRobby/YouTube

O compartimento do motor parece bastante deteriorado após todos esses anos de armazenamento. Por outro lado, o fato de que este Firebird ainda possui seu motor é uma excelente notícia. Não há informações sobre se é a unidade de correspondência de números, mas o proprietário afirma que é um V8 de bloco grande. No entanto, será necessário uma reconstrução completa antes que o motor possa ser acionado novamente, o que fez o proprietário considerar uma troca pelo motor LS.

O Firebird de 1968 foi lançado com uma vasta seleção de motores, tanto de seis cilindros em linha quanto V8, oferecidos pela Pontiac. No nível de entrada, estava disponível um motor de seis cilindros em linha com 250 polegadas cúbicas (4,1 litros), gerando uma potência de 175 cavalos. Também estava disponível uma versão melhorada deste motor, chamada de Sprint, que produzia 215 cavalos de potência.

Pontiac Firebird 1968 / Photo: GTRobby/YouTube

Para os motores V8, as opções incluíam o L350 e o L5, com 7 polegadas cúbicas (30,76 litros), gerando 265 e 320 cavalos de potência, respectivamente. Já os motores de bloco grande, também conhecidos como V8, a Pontiac oferecia o L400 e o L6 H.O., ambos com 6 polegadas cúbicas (67,74 litros), e produzindo uma potência de 335 cavalos de potência cada um. A versão mais poderosa do Firebird de 1968, equipada com o motor Ram Air II do L67, entregava 340 cavalos de potência.

Pontiac Firebird 1968 / Photo: GTRobby/YouTube
Pontiac Firebird 1968 / Photo: GTRobby/YouTube
Pontiac Firebird 1968 / Photo: GTRobby/YouTube
Pontiac Firebird 1968 / Photo: GTRobby/YouTube

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Sair da versão mobile