Mundo FixaMundo Fixa
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram LinkedIn WhatsApp
    Mundo FixaMundo Fixa
    Fale Conosco
    • Home
    • Carros Antigos
    • Curiosidades
    • Caminhonetes
    • Máquinas Pesadas
    Mundo FixaMundo Fixa
    Home»Curiosidades»Afinal, É possível abastecer o carro com álcool de farmácia?
    Curiosidades

    Afinal, É possível abastecer o carro com álcool de farmácia?

    Por Gabriel Araújo12 de agosto de 2018
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn

    Muitos motoristas não sabem, mas é possível abastecer um carro movido a etanol ou flex com o álcool de uso doméstico vendido em farmácias e mercados. Mas antes de correr até a drogaria mais próxima, vale lembrar que não é qualquer álcool que pode ser utilizado em uma emergência.

    É preciso se atentar à graduação ºGL (Gay Lussac) impressa nas embalagens. Essa medida indica a quantidade, em mililitros, de álcool puro existente em 100 ml de mistura com água. Por exemplo, o etanol hidratado vendido nos postos tem um teor de 93 ºGL, indicando que em cada litro há 930 ml de álcool puro e 70 ml de água (7%).

    fcf04d60 23c3 417b a988 da1c839f761f
    Foto reprodução

    Por questões de segurança, o álcool etílico para limpeza doméstica vendido em mercados tem uma graduação de até 54 ºGL, teor insuficiente para ser vaporizado e fazer um motor a combustão interna funcionar, uma vez que contém 460 ml de água por litro. No caso do álcool em gel, além de não conter graduação suficiente para o uso automotivo, não deve ser usado em hipótese alguma pelo risco de danificar seriamente o motor do veículo.

    Já o álcool com 96,8 ºGL, encontrado em farmácias, pode ser usado em carros a etanol ou bicombustíveis sem problemas, pois a sua graduação é maior que a do etanol comercializado nos postos. Mas o seu preço é consideravelmente maior: uma garrafa de um litro custa, em média, R$ 7,00.

    top 2
    Foto reprodução

    Caso tenha passado pela sua cabeça a ideia de abastecer o carro com cachaça, uísque ou vodca, saiba que seria apenas desperdício de dinheiro. As bebidas alcoólicas mais comuns raramente passam dos 50 ºGL, inviabilizando o seu uso em uma pane seca e podendo até provocar danos no motor.

    Foto reprodução

    Fonte: CarSale

    Gabriel Araújo
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn

    Jornalista, produtor de conteúdo, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Automóveis, Política, Finanças, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.

    Posts Recentes

    147 de última geração? Conheça a versão do icônico carro da Fiat que você iria gostar de ter na garagem

    9 de junho de 2023

    Rival da Hilux: Nova pickup da Kia já tem marca registrada

    9 de junho de 2023

    VW Fusca 1970 passa por transformação radical

    8 de junho de 2023
    Siga no Facebook



    Mundo Fixa
    YouTube RSS
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Sobre Nós
    • Termos de Uso
    © 2023 Mundo Fixa. Todos os direitos reservados

    Digite e aperte Enter para pesquisar. E Esc para cancelar.