Início Curiosidades Afinal, vale ou não vale a pena comprar um Golf 1.0? (Veja...

Afinal, vale ou não vale a pena comprar um Golf 1.0? (Veja opinião do dono)

Apesar da desconfiança, a Volkswagen lançou no Brasil o Golf com motorização 1.0 TSI, de três cilindros. Foi a primeira vez que um carro médio utilizou um propulsor tão pequeno por aqui. A versão está disponível desde de novembro do ano passado na versão Comfortline e com câmbio manual de seis velocidades.

Mais forte 1.0 do Brasil

O Golf passou a ter o 1.0 mais forte do Brasil: com 125 cv e até 20,4 kgfm, números que superam o Fiesta 1.0 Ecoboost, de 125 cv e 17,3 kgfm.

Visualmente, o 1.0 TSI é idêntico ao 1.6, diferenciado apenas pela identificação TSI, no lugar da MSI, na parte inferior direita da tampa do porta-malas.

Foto reprodução

O certo mesmo é que o Volkswagen Golf 1.0 TSI ainda gera desconfiança em alguns interessados – afinal, um hatch médio com motor tão pequeno? –, só que o servidor público Cristiano Espindola optou justamente a versão de entrada do modelo. Proprietário de uma unidade desde o mês de fevereiro, o porto-alegretense de 32 anos explica as impressões em relação à dirigibilidade, ao espaço, ao consumo e mais. Confira entrevista concedida por ele a revista Auto Esporte:

FOTO: CRISTIANO ESPINDOLA

Quando você comprou? Quanto tempo demorou para receber?

Fechei a promessa de compra em 14/12/2016, porém, recebi apenas em 17/02/2017.

Por que você optou por essa versão?
O Golf 1.0 TSI, pra mim, foi a escolha mais racional entre os médios. Não há outro que entregue tanto por “tão pouco” e a diferença de preço entre ele e a versão Highline é absurda.

Qual carro você tinha antes e quais são as principais diferenças em relação ao Golf?

Antes, tinha um Fox I-Trend 1.0 14/14 e não há como comparar. Acabamento, desempenho, consumo… são dois mundos distintos. Costumo dizer que o Fox foi apenas uma pausa entre o Golf e um Fiat 500 cult 11/12. Aliás, um carro que deixou saudades [se referindo ao Fiat].

Você se interessou por outros modelos? O que pesou na decisão final?

O Golf foi o carro que despertou a vontade da troca, porém, pela demora, cheguei a cogitar o Kicks. Não fechei no Nissan por não chegar a negociação aceitável e os bons equipamentos de segurança do Golf também pesaram muito a favor.

Instalou algum acessório ou opcional?

Adquiri o Pacote Elegance, que inclui espelho eletrocrômico, rodas aro 17, sensor de chuva e crepuscular, comandos no volante e piloto automático. Aliás, só adquiri esse kit por causa dos comandos e considero um absurdo que um carro como o Golf não tenha de série. Fora da rede, instalei bancos de couro.

Como foi o atendimento na concessionária?

Atendimento foi bom em praticamente todas as concessionárias. Digo praticamente, pois pesquisei em todas as concessionárias da região. Todas mesmo.

Quanto pagou? Teve desconto ou brindes na negociação?

Paguei R$ 74.500, cerca de R$ 6.000 de desconto em relação à tabela, e ganhei películas escurecidas nos vidros como brinde.

Quantos quilômetros já rodou?

Carro está com 10.600 km e já até realizei a primeira revisão.

Abastece com etanol ou gasolina? Qual a média de consumo?
Abastecido somente com gasolina. Médias de 11 km/l a 12 km/l na cidade. Em rodovias, tenho conseguido média de 17km/l.

O carro apresentou algum tipo de problema?

Zero problema até o momento.

Pontos positivos

O carro tem boa estabilidade, conforto e consumo muito abaixo da média. Ponto alto também para a segurança e para o sistema de entretenimento.

Pontos negativos

Ponto negativo é a política de opcionais da VW, que passa a sensação de venda casada. Além disso, falta o fechamento automático dos vidros com o travamento das portas.

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12V, comando duplo, turbo, injeção direta de gasolina
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 125/116 cv a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
Câmbio: Manual de 6 marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira) e sólidos (traseira)
Pneus: 205/55 R16
Comprimento: 4,25 m
Largura: 1,79 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixos: 2,63 m
Tanque: 51 litros
Porta-malas: 313 litros (fabricante)
Peso: 1.223 kg

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Sair da versão mobile