A marca Volkswagen tem uma ligação forte com a história automobilística brasileira, e é praticamente impossível evocar a imagem da Volkswagen sem imediatamente recordar o lendário VW Gol, que deixou uma marca histórica no país e, lamentavelmente, foi descontinuado no final do ano passado.
Contudo, a notícia de que o icônico Gol pode estar prestes a ressurgir ganha força a cada dia, mas com uma reviravolta surpreendente: a possibilidade de retornar como um moderno SUV. Recentemente, a Volkswagen anunciou um acordo estratégico com os sindicatos dos metalúrgicos de São Carlos (SP), Taubaté (SP), São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR), delineando um novo ciclo de investimentos em suas fábricas. É nesse contexto que o nome “Gol SUV” começa a ganhar força.
A fábrica de motores em São Carlos (SP) desempenhará um papel crucial na ressurreição do Gol, produzindo o novo motor 1.5 TSI Evo2. Este propulsor estará presente não apenas no VW Taos reestilizado, mas também na aguardada picape Tarok e, possivelmente, no T-Cross nos próximos anos.
Além disso, a marca introduzirá um motor inovador: o 1.0 Turbo Flex com sistema híbrido leve. Este conjunto mecânico de última geração estreará no novo SUV, que está programado para ser fabricado em Taubaté (SP). Por enquanto conhecido como VW 246, há fortes indícios de que o veículo possa resgatar o nome “Gol”. Previsto para chegar ao mercado em 2025, o modelo promete entrar na competição direta com outros SUVs populares, como o Fiat Pulse e o Renault Kardian.
Embora a possibilidade de o Projeto VW 246 trazer de volta o nome Gol seja mais tangível do que muitos poderiam imaginar, a montadora ainda não confirmou oficialmente essa informação. Enquanto aguardamos ansiosamente por um anúncio oficial, nos resta admirar as projeções, como as realizadas pelo respeitado designer brasileiro Kleber Silva (KDesignAG), e continuar sonhando com o retorno desse carro icônico, que marcou gerações.