Na maioria das vezes as pessoas procuram por carros clássicos em exposições, pois é onde normalmente desfilam os veículos bem restaurados. No entanto, muitos deles permanecem escondidos em celeiros e depósitos, aguardando sua oportunidade de brilhar. Se você gosta de clássicos raros um pouco empoeirados e não restaurados, esta pequena coleção vai alegrar o seu dia.
Registrado pelo canal “IowaClassicCars“ no YouTube, esse esconderijo de carros antigos pré-1950 fica em um depósito no centro de um ferro-velho em Dakota do Sul. Chegar lá requer navegar por entre fileiras de carros abandonados, tornando a experiência muito mais interessante, especialmente porque alguns deles também são raros e bastante desejáveis.
O local está repleto de caminhões das décadas de 1940 e 1950, incluindo um grande número de picapes Chevrolet Advance Design. Fabricada de 1947 a 1955, a Advance Design foi a segunda linha dedicada de picapes da Chevrolet, após a série AK. Se isso ainda é muito comum para você, que tal um International Harvester A120?
Lançado em 1957 para substituir a S Series, o A Series foi produzido apenas por dois anos. E por não ter sido tão popular quanto seus irmãos de Detroit, esse caminhão International é uma visão rara nos dias de hoje. E o fato de que o exemplar que você vê aqui está praticamente livre de ferrugem torna as coisas ainda melhores.
Também avistei um Nash Ambassador, algumas versões da GMC das picapes Chevrolet dos anos 1950 e vários Ford Model A. O pátio também abriga uma perua Packard do final dos anos 1940. Ela aparece aos 6 minutos e 50 segundos do vídeo, e é uma das poucas sobreviventes que ainda existem. Além do elegante design do teto, essas peruas se destacam pelos painéis de madeira ao redor das janelas e nas portas. Sim, não é uma perua “woody” completa, mas sim uma perua de aço com elegantes painéis de madeira.
Mas as verdadeiras joias estão escondidas dentro do enorme depósito que nosso apresentador mostra aos 12 minutos e 44 segundos. O destaque é um Lincoln Zephyr de 1941. Uma linha de carros de luxo produzida de 1936 a 1942, o Zephyr preenchia a lacuna entre o Ford V8 Deluxe e o Lincoln Model K. Projetado com um corpo altamente aerodinâmico, foi lançado para competir com o Chrysler Airflow e vinha equipado com um motor V12. Com uma potência de 110 cavalos, o motor de 4.4 litros era bastante impressionante para a época.
Adquirido de um museu, este exemplar é um dos melhores sobreviventes que existem. Embora não esteja mais funcionando e precise de uma limpeza, o proprietário afirma que em breve o colocará de volta na estrada. O Zephyr está ao lado de uma Ford Model B pickup de 1932, que pode não ser tão elegante, mas também é uma visão rara. Além disso, esse caminhão passou incríveis 50 anos guardado e ainda está em grande parte original. O mesmo vale para o Ford Deluxe de 1939, que ainda exibe sua pintura original e ficou guardado em um celeiro desde a década de 1960.
Voltando aos carros de luxo, o proprietário também possui um Cadillac quatro portas de 1938 com um motor V8 sob o capô. Parece ser um modelo da Série 60, que era o modelo de entrada da empresa na época.
A coleção também inclui um par de veículos Dodge de 1947, incluindo uma rara caminhonete e uma perua Plymouth Suburban de 1950. O Willys-Overland de 1916 estacionado ao lado da Ford Model B pickup é mais um carro que provavelmente você não verá pessoalmente tão cedo.