As 5 picaretagens que as oficinas mais fazem

Existem milhares de oficinas decentes pelo país, porém assim como nas outras áreas, na mecânica também existem profissionais pouco confiáveis.

Os técnicos da Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor ligado ao governo, orientam o consumidor a contratar os serviços de uma oficina mecânica sem ter um grande prejuízo financeiro. Uma dica importante ao consumidor que sabe pouco sobre mecânica é procurar informar-se sobre as oficinas por meio de conhecidos que já tenham se utilizado de seus serviços. Antes de entregar seu carro a qualquer mecânico, os técnicos do Procon-SP recomendam o consumidor fazer uma pesquisa, comparando preços e qualidade.

O motorista deve observar se a oficina está regularmente estabelecida e não é clandestina, se o local é organizado e, se possui ferramentas, equipamentos básicos e profissionais treinados. O consumidor deve exigir um orçamento prévio, no qual devem estar discriminados detalhadamente o material a ser usado, a mão-de-obra, os valores respectivos, condições de pagamento, data de início e término dos serviços e prazo de validade do mesmo.