As 5 pickups clássicas mais confiáveis de todos os tempos

4

Os preços de pickups modernas aumentaram significativamente nos últimos anos, mas existem algumas opções clássicas indestrutíveis que ainda podem ser compradas antes que seus preços subam ainda mais. No mercado de caminhonetes antigas, é possível encontrar muitos veículos interessantes cujos preços podem se valorizar, infelizmente nem todas as opções do nosso ranking estão disponíveis no Brasil, porém todos são carros icônicos que colocaram seus nomes na história da indústria automotiva mundial.

Antes de a tecnologia complexa se tornar o ponto central de qualquer novo veículo, as pickups eram projetadas de forma simples e realizavam as tarefas básicas com grande confiabilidade e eficiência. Em contraste, os veículos modernos possuem muitos sensores e dispositivos tecnológicos que podem falhar, exigindo reparos caros e elevando os custos de manutenção. Hoje, você terá a oportunidade de conhecer cinco pickups clássicas consideradas indestrutíveis e altamente confiáveis.

Jeep Comanche

Jeep Comanche 1988 / Foto: Mecum-Leilões
Jeep Comanche 1988 / Foto: Mecum-Leilões

Alguns consideram o Jeep Comanche a pickup perfeita. Mesmo um Comanche antigo e mal conservado pode surpreender pela sua robustez e resistência. A maioria das pickups da década de 1980 eram deficientes em várias áreas, exceto na realização das tarefas básicas de uma pickup, mas é aí que o Comanche se destaca. Ele é conhecido por sua confiabilidade e capacidade de realizar as tarefas imagináveis para as quais foi projetado.

Jeep Comanche 1988 / Foto: Mecum-Leilões
Jeep Comanche 1988 / Foto: Mecum-Leilões

Esta pickup tinha uma capacidade especial para trabalho pesado e também era diferenciada caso você resolvesse usá-la no dia dia como veículo de passeio. Você poderia carregá-lo com tábuas ou feno na parte de trás, mas na frente, era confortável.

Toyota Hilux

Toyota Hilux 1979 / Foto:  Carros Clássicos
Toyota Hilux 1979 / Foto: Carros Clássicos

O Corolla é o carro mais vendido da Toyota, seguido pela Hilux, que agora tem mais de 50 anos de história. Não importa onde você esteja no mundo, é provável que você encontre um Hilux transportando cargas pesadas por estradas de terra. Em meados da década de 1970, a Toyota deixou de usar o nome “Hilux” no mercado americano, mas continuou a usá-lo em outras partes do mundo. A Hilux é conhecida por sua confiabilidade, durabilidade e capacidade de lidar com as condições mais adversas.

Toyota Hilux 1980/ Foto: Pinterest
Toyota Hilux 1980/ Foto: Pinterest

A Hilux é um veículo comercial indestrutível, com milhares de empresas em todo o mundo que confiam nele diariamente. Ela também é a base do 4Runner, um SUV confiável com uma vida útil de quase 30 anos. A Hilux foi uma das primeiras pickups compactas a incluir tração nas quatro rodas, o que a tornou líder em seu segmento. Ela é conhecida por sua confiabilidade, durabilidade e capacidade de lidar com as condições mais adversas.

Dodge Ram de segunda geração

DodgeRam 1994 / Foto: Auto-Banco de Dados
DodgeRam 1994 / Foto: Auto-Banco de Dados

A Dodge redesenhou radicalmente a Ram em 1994 para atender às necessidades do mercado moderno. Os novos para-lamas e o capô arredondado atraíram compradores e fizeram com que as concessionárias Dodge ficassem lotadas de pessoas interessadas em comprar uma nova pickup. As vendas deste novo favorito do mercado explodiram e a Dodge continuou a produzir e vender esses máquinas até 2001. A Ram 1994 foi um grande sucesso de vendas e continuou sendo uma das pickups mais populares da Dodge.

Dodge Ram 1994: Foto: FactoryTwoFour
Dodge Ram 1994: Foto: FactoryTwoFour

Se você encontrar alguma dessas pickups que possuem o famoso motor a diesel Cummins, essas são as mais capazes e confiáveis. Isso se deve ao fato de que seu design era simples e não incluía muita tecnologia extravagante e nova. O motor Cummins é conhecido por sua confiabilidade e capacidade de lidar com cargas pesadas, tornando essas pickups ideais para trabalhos pesados e uso prolongado. Além disso, o motor Cummins é conhecido por sua longa vida útil e baixos custos de manutenção, o que as torna uma escolha ainda melhor para aqueles que precisam de um veículo confiável e durável.

Série Chevy & GMC C/K

 Foto: Carsforsale
Foto: Carsforsale

A GMC e a Chevrolet implementaram a plataforma GMT 400 para sua última geração da série C/K, que foi produzida de 1988 a 2000. Essa nova plataforma também viu as pickups C/K receberem uma suspensão dianteira independente, o que melhorou a direção e a qualidade de condução. A plataforma GMT 400 também permitiu as caminhonetes C/K serem mais leves e mais eficientes em termos de combustível, além de oferecerem melhor desempenho e capacidade de carga. Além disso, essa plataforma também segurança e conforto, o que as tornou ainda mais populares entre os compradores.

Foto: Carsforsale
Foto: Carsforsale

Esse movimento da GM ajudou a criar o segmento de pickups leves e a colocar os as pickups como os veículos mais populares dos Estados Unidos. As caminhonetes C/K equipadas com o motor V8 de 5,7 litros oferecem uma capacidade de carga e desempenho superior e, embora tenham DNA de pickups de rua, elas aceitam modificações off-road facilmente.

Ford F-150 SVT Lightning

Ford F-150 SVT Lightning 1999 / Foto: Bat
Ford F-150 SVT Lightning 1999 / Foto: Bat

Muitos se lembram do F-150 SVT Lightning como um veículo de alto desempenho baseado no 5.4 Triton. Ele possuía pistões de compressão 8.5/1, manivela forjada, refrigeração para serviço pesado, sistema de resfriamento trans e PCM recalibrado. Mesmo tendo dois cilindros a menos do que a Ram SRT-10 equipada com o motor Viper, o F-150 SVT Lightning era mais rápido. Essa pickup era um verdadeiro esportivo, com desempenho e capacidade de carga, e era muito popular entre os entusiastas de carros de alto desempenho. O F-150 SVT Lightning foi produzido entre 1993 e 1995, e ainda é lembrado como uma das pickups mais rápidos e capazes já produzidos pela Ford.

Ford F-150 SVT Lightning 2002 / Foto: Bring a Trailer
Ford F-150 SVT Lightning 2002 / Foto: Bring a Trailer

O F-150 SVT Lightning foi considerado uma aberração da natureza devido a sua alta performance. Ele era mais rápido do que o SVT Mustang Cobra, conseguindo acelerar de 0 a 60 mph em apenas 5,2 segundos. Dado o status de alto desempenho do motor que alimenta essa pickup, problemas relacionados a vazamentos são considerados menos comuns. No entanto, como qualquer veículo, é importante manter o F-150 SVT Lightning em boas condições de manutenção para garantir sua performance e confiabilidade a longo prazo.

 

 

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Google News