A Pandemia que assolou o planeta nos primeiro semestre suspendeu eventos importantes como o Encontro Brasileiro de Autos Antigos (Águas de Lindóia), o Brazil Classics Show (Araxá) e o Encontro Paulista de Autos Antigos (Vinhedo). O tradicional Circuito de Leilões de Veículos Antigos e Clássicos, por sua vez, foi realizado sem público e transmitido ao vivo pelo YouTube.
Organizado pela Talladega Motors, o leilão deste ano ofereceu 65 veículos de todas as épocas e nacionalidades e chamou atenção pela raridade de modelos como os Oakland Two Door Sedan 1925, DeSoto Six Roadster 1930 e Riley RMA 1946. Os lances foram recebidos pela internet e muitos foram arrematados por valores bem acima do valor de reserva.
Mas o destaque entre os nacionais ficou para o Volkswagen Gol GTi 1993. Mas não foi só pelo estado do exemplar da versão esportiva que marcou a história da indústria brasileira por ter sido nosso primeiro automóvel equipado com injeção eletrônica.
O clássico nacional foi arrematado por R$ 118.500, valor bem acima da média mas que reafirma a tão desejada valorização dos modelos nacionais.
“Ainda estamos surpresos com a repercussão mas entendemos que trata-se de um modelo que foi objeto de desejo de várias gerações”, conta José Paulo Parra, organizador do leilão.
“O apelo emocional de um esportivo dos anos 80 e 90 é altíssimo e muitos jovens daquela época só agora possuem condições financeiras de investir em um sonho”.
Parra também evidencia que a memória afetiva influencia na valorização e rentabilidade de alguns modelos: “Os Fords Modelo A dos anos 1920 são presença quase obrigatória em qualquer coleção mas já não têm o mesmo carisma, não evocam as mesmas sensações, pois foram poucas as pessoas que os viram circulando nas ruas.”
Fonte: Quatro Rodas