O Chevrolet Chevelle foi lançado no longínquo ano de 1963 para competir com o Ford Fairlane e rapidamente se tornou um dos carros mais bem-sucedidos da história da montadora americana. O carro de tamanho médio foi oferecido em uma grande variedade de estilos de carroceria, que vão desde cupês e conversíveis até sedãs e até mesmo um cupê utilitário.
À medida que os muscle cars se tornaram cada vez mais potentes no início dos anos 70, o Chevelle também acompanhou a tendência. Originalmente oferecido com um motor V8 de 6,5 litros na versão topo de gama de 396 polegadas cúbicas, o Chevelle ganhou motores big-block no final dos anos 60. A Chevy adicionou um motor de 7,0 litros em 1969 e um motor de 7,4 litros em 1970.
Este último veio com 360 cavalos de potência na forma LS5, mas a Chevrolet ofereceu uma versão ainda mais poderosa. Chamava-se LS6 e apresentava um carburador Holley de quatro barris e gerava impressionantes 450 cavalos de potência no papel. Digo “no papel” porque o LS6 era na verdade bom para pelo menos 500 cavalos de potência. No geral, o Chevelle SS 454 LS6 foi um dos veículos mais orientados para o desempenho da era de ouro dos muscle cars.
Como o número real produzido ainda é um mistério, os cupês LS6 geralmente são vendidos por mais de US$ 120.000 em condições razoáveis. Como resultado, esses carros raramente são esquecidos em celeiros e garagens, mas, como descobriu recentemente o especialista em Chevelle SS Patrick Glenn Nichols, pode acontecer.
E não estou falando de um exemplo enferrujado e abandonado. Não! Patrick tropeçou milagrosamente em uma joia com números correspondentes que estava sentada em um elevador de garagem desde 1978. São 43 anos fora da estrada.
Descrita como um “Santo Graal pessoal”, este Chevelle parece incrível para um carro que ficou parado por tanto tempo. Claro, está coberto por uma espessa camada de poeira, mas é livre de ferrugem e parece estar 100% completo. E é um carro com números correspondentes da frente para trás, incluindo o motor, a transmissão e a extremidade traseira.
A única coisa que o impede de ser um clássico original é a pintura. Terminado em vermelho escuro com listras laranja, este Chevelle LS6 saiu de fábrica em preto Tuxedo com listras brancas. Mas o importante aqui é que o carro foi salvo de passar o resto de sua vida na mesma garagem e finalmente receberá a atenção e as viagens que merece.
O Chevrolet Chevelle foi um modelo de carro que teve bastante sucesso nos Estados Unidos, mas não foi vendido oficialmente no Brasil. No entanto, é possível encontrar alguns exemplares do Chevelle importados e em circulação no país.
Devido à sua popularidade entre os entusiastas de carros, o Chevelle se tornou um carro bastante cobiçado no Brasil, principalmente por sua aparência musculosa e desempenho impressionante. Muitos fãs de carros clássicos e muscle cars importaram exemplares do Chevelle dos Estados Unidos, Canadá e até mesmo da Austrália.
Apesar de não ter sido oficialmente comercializado no Brasil, o Chevrolet Chevelle é um modelo de carro bastante conhecido e admirado entre os amantes de carros antigos e clássicos no país. Ainda é possível encontrar clubes de fãs do Chevelle no Brasil e eventos que reúnem proprietários e entusiastas do modelo para compartilhar histórias e admirar esses carros clássicos.
(Fontes: Patrick Glenn Nichols e Auto Evolution)