Mantendo a tradição de celeiro de quase tudo que é exótico, os russos agora mostraram como é que se faz um carro rebaixado. Esqueça essa história de cortar molas, usar grampos ou colocar amortecedores ajustáveis. Este Lada foi totalmente reformulado para obter o auto-proclamado título de “Niva mais baixo do mundo”.
Para tanto, os russos do canal do YouTube Iling Show cortaram toda a carroceria do SUV na base do assoalho, permitindo que o carro inteiro fique mais próximo do chão.
O banco traseiro, por exemplo, cedeu espaço para as rodas traseiras, que agora invadem a cabine. Já as dianteiras ultrapassam o capô, assim como o motor, lembrando carros mal renderizados em jogos de videogame.
A suspensão do Niva ganhou bolsas a ar com diferentes ajustes de altura, indo do “dá pra abaixar mais?” até “senti aquela formiga passando sob o carro”. Em qualquer modo, porém, o Niva atraiu olhares até de quem normalmente não dá muita bola para veículos rebaixados.
Não há indícios que o trem de força do Niva tenha sido modificado. Neste caso o motor é um modesto 1.7 aspirado de 83 cv que, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas, permite um 0 a 100 km/h em sonolentos 17 segundos, segundo a Lada.
Ao contrário do Niva original, que tem tração permanente, o SUV preparado manda a força apenas para o eixo traseiro. Como o que não falta na Rússia é neve, mesmo sem muita força o modelo é capaz de fazer drift e zerinhos — a alguns centímetros do chão.
Veja no vídeo abaixo mais detalhes do modelo:
Fonte: Revista Auto Esporte