Uma chácara na região de São José dos Campos (SP) preserva um verdadeiro tesouro com carros nacionais das décadas de 1970 e 1980. Os veículos ficaram esquecidos por anos e permaneceram em perfeito estado de conservação. A boa notícia é que agora, após meses de negociação, já estão à venda os primeiros carros dessa coleção maravilhosa.
Não se trata de uma coleção com raridades nacionais, mas sim nove carros bem conhecidos no mercado nacional. No entanto, chama atenção a conservação e a baixa quilometragem. Caso de uma Volkswagen Brasília 1978 vermelha com apenas 15 mil quilômetros rodados. Também é destaque uma Volkswagen Variant 1972 com apenas 7 mil quilômetros e plástico nos bancos! Ambos os veículos ainda estão com placas amarelas.
Os modelos foram comprados zero quilômetro ou em segunda mão ao longo desses anos por uma abastada família paulista. A Variant, por exemplo, foi comprada quando a primeira filha do casal nasceu. Todos os veículos rodaram muito pouco.
Os veículos ficaram guardados ao redor de uma enorme varanda da casa de hóspedes. A maioria estava com capas e alguns modelos suspensos em cavaletes. Quando a matriarca da família morreu, em 2008, a família deixou de frequentar o local, que ficou praticamente abandonado.
Isso até o vendedor especializado em carros antigos e raros Júlio Camargo ficar sabendo da história. Depois de meses de investigação, Júlio chegou até o local em outubro do ano passado. O profissional, que prefere ser chamado de ‘Júlio Raridades’ ficou surpreso com o achado.
“Até eu que estou acostumado em encontrar raridades, fiquei surpreso com a cena: veículos preservados em perfeito estado sob uma camada de poeira. Isso remete a muita coisa pra gente que gosta de carro, com modelos que pai ou avó tiveram. Foi uma alegria mesmo”, relembra Júlio.
Além dos dois modelos citados, a chácara preservou um Ford Del Rey Ghia 1988, Chevrolet Chevette 1983, Ford Corcel II 1984, Volkswagen Fusca e Volkswagen Gol BX. Também estavam no local dois veículos raros de ver hoje em dia: um Renault Gordini e um jipe DKW Candango.
Quando a coleção foi descoberta, nenhum modelo estava à venda. No entanto, o proprietário viu que pode ser uma boa opção destinar os modelos para um colecionador. Os dois primeiros veículos da chácara já estão disponíveis para compra no site do Júlio.
O Ford Corcel 1984 cinza está está extremamente original, foi feita apenas uma revisão e está em pleno funcionamento. O veículo preserva manual proprietário e estepe de fábrica Grand Prix S nunca foi usado. O veículo está com 50 mil quilômetros rodados e pode ser seu por R$ 20 mil.
Outro modelo que está a venda é o Ford Del Rey Ghia 1988 dourado. O carro está muito original, sem retoques de pintura e ainda está com os pneus de fábrica. O carro tem direção hidráulica, rádio AM/FM, retrovisores, vidros e travas elétricos. O próximo da coleção a ser vendido será o Chevrolet Chevette 1983 branco.
“Não são dos modelos mais desejados com grande valor agregado, caso de Opala SS ou Dodge Dart R/T, por exemplo, mas estão em estado impecável. Muita gente já entrou em contato”, comenta Julio.