De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, a venda acumulada de seminovos e usados cresceu 6,36% em 2017. Segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), a venda de seminovos com até três anos de uso teve aumento de 24% em 2016.
A busca por usados também apresentou um crescimento significativo: 25% por veículos com até quatro anos e 52% para aqueles com mais de nove anos de fabricação.
As razões são muitas. Falamos logo no início sobre a diminuição das ofertas dos veículos zero-quilômetro, mas essa é apenas parte da resposta. Automóveis novos sofrem maior depreciação. Para os modelos nacionais, pode ser de 20% a 30% nos primeiros dois anos. Para os importados, esse valor chega a 50%.
Os consumidores também perceberam outras vantagens. Pela mesma faixa de preço de um novo, é possível conseguir um usado ou seminovo de modelo superior. As apólices de seguro para esses automóveis costumam ter propostas mais atraentes — e isso vem ganhando importância principalmente para moradores das grandes cidades brasileiras. Ou seja: é um carro muito melhor e com segurança por um valor acessível.
A importância de conhecer os melhores carros para comprar
Para aproveitar o mercado em alta, é preciso descobrir quais são os melhores carros para comprar. É necessário realizar uma vistoria minuciosa de cada oportunidade encontrada para revenda e, se preciso, firmar parceria com um mecânico de confiança.
Outro passo importante é estar bem-informado. A Tabela Fipe pode ser um ótimo indicador tanto para investigar o preço de compra quanto para saber quanto cobrar por cada automóvel, já que ela representa os valores médios de cada modelo, atualizados mensalmente.
Os mais procurados por lojistas
Uma pesquisa divulgada em março mostrou quais carros os lojistas mais procuraram no último ano na hora de refazer o estoque. Ela leva em consideração o volume de comercialização de cerca de 1,5 mil concessionárias e 20 mil revendedores. Confira a seguir!
1. Volkswagen Gol
Lançado no Brasil no início da década de 1980, esse é um dos modelos que costumam estar presentes nas listas dos modelos nacionais mais populares, com 8,7 milhões de unidades fabricadas.
Embora o auge do Gol já tenha passado, ele tem versões com motor 1.0 e 1.6 e freios ABS desde 2014, e continua sendo uma boa opção, com manutenção barata.
2. Fiat Palio
Considerado por muitos uma versão mais bonita e moderna do antigo Uno (de design quadrado, que saiu de linha em 2014), o Palio é outro veículo com ótimo custo-benefício.
Comparado ao Gol, ele tem modelos melhores e com mais opcionais (ar-condicionado, direção hidráulica). Mas, talvez por não ser tão antigo quanto o carro da Volkswagen, não conquistou ainda a confiança total dos consumidores.
3. Ford Fiesta
O Ford Fiesta é bem antigo (lançado em 1976) e popular na Europa. Chegou ao mercado brasileiro quase vinte anos depois — em 1995 — como um modelo importado. Depois de um ano passou a ter fabricação nacional.
Mesmo com uma média de preços mais alta do que outros populares, ele conquista por já vir completo de fábrica. Além disso, por ser menos visado do que um Gol, costuma ter valor de seguro acessível.
4. Volkswagen Fox
O Fox é o segundo da Volkswagen na lista. Espaçoso, alto (em comparação a outros hatch) e cheio de espaços para guardar objetos, ele é ideal para quem procura conforto.
Essa é uma opção boa para quem deseja um carro com maior status do que outros modelos populares, e que não se importa com os valores de manutenção mais altos.
5. Chevrolet Celta
Concorrente direto do Palio e do Gol, o Celta é um modelo criado e desenvolvido no Brasil. Saiu de linha depois de 15 anos de boas vendas — substituído pelo Onix —, mas ainda assim continua conquistando o mercado brasileiro.
Compacto e básico, ele é um veículo perfeito para quem está começando a dirigir e precisa de manutenção barata e simples.
6. Renault Sandero
O Sandero é outro modelo desenvolvido no país (usando as plataformas do Clio e do Logan). Foram lançadas dezessete versões apenas no Brasil, com motores 1.0 e 1.6. Ele veio para fazer frente aos modelos mais encorpados no estilo “aventureiro urbano” (como o Palio Weekend e o CrossFox).
7. Citroën C3
Compacto, o C3 conquistou o mercado brasileiro principalmente pelo espaço interno e motor flex. Embora a manutenção e as peças tenham valores mais elevados do que outros modelos da lista, ele é uma opção estilosa com acabamento de alta qualidade, direção leve e muito conforto.
Fonte: OLX