Imagine o mais monstruoso dos motores. Agora você vai conhecer o impressionante Wärtsilä-Sulzer 14RT-flex96C, que é o maior e mais potente motor turbodiesel do mundo. Ele é fabricado no Japão, pela Diesel United, com tecnologia da empresa finlandesa Wärtsilä.
Ele faz parte de uma família de motores modulares, que curiosamente podem ter entre seis e 14 cilindros. Agora vamos falar da inacreditável versão com 14 cilindros, cujo primeiro exemplar, de 2006, equipa o supernavio Emma Mærsk, que é uma das maiores embarcações do mundo (considerando que pesa mais de 170 mil toneladas).
O Wärtsilä-Sulzer 14RT-flex96C é um motor de dois tempos, turboalimentado com sistema de injeção Common-Rail. Agora veja só alguns dos seus números monumentais. A sua potência é de estonteantes 108.878cv. O torque é ainda mais absurdo, com 775.376 mkgf! Além disso, ele possui 13,52m de altura, 26,53m de comprimento e seu peso é de mais de 2.300 toneladas (!).
Os vídeos mostram detalhes desse motor a diesel, que é uma incrível e eficiente obra da engenharia moderna. No primeiro, veja detalhes sobre como é construído e sendo testado. O segundo traz imagens de uma caminhada ao redor dele instalado em um navio.
As informações são do Auto Vídeos