Conheça o novo Audi RS3 com o motor de 5 cilindros mais potente do mundo (Veja testes sinta a fúria na aceleração)

Ele custa praticamente o mesmo que Chevrolet Camaro e é um pouco mais caro que o estreante Ford Mustang. Não, ele não é um muscle car ou outra espécie semelhante a estes dois monstros com motor V8. Ele é a síntese da engenharia alemã, com menos cavalaria, mas também menos peso; com mais espaço; e com a mesma brutalidade. O novo Audi RS3 está entre nós!

À venda no Brasil por R$ 329.990 (mesmo preço para as versões Sportback e Sedan), o novo Audi RS3 traz ainda mais potência no seu já incrível motor de cinco cilindros. Agora com 400 cavalos e com 48,9 kgfm de torque, este é o motor cinco cilindros mais potente do mundo, segundo a Audi. Ajudado pela eficiente transmissão de dupla embreagem S-Tronic (7 marchas), ele permite ao carro alcançar 100 km/h em apenas 4,1s, partindo da imobilidade.

O que Camaro e Mustang têm a ver com toda essa conversa sobre a eficiência germânica do Audi RS3? Ora, os dois monstrengos que carregam enormes motores V8 de quase 500 cavalos também aceleram de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos. Os três carros custam praticamente a mesma coisa. Será que eles disputarão o mesmo nicho de mercado? Talvez.

Foto reprodução

Seja sincero: qual destes modelos citados você compraria se pudesse? Audi RS3, Ford Mustang ou Chevrolet Camaro? Ah, você está pensando que eles não são concorrentes, pois o sedã alemão parece um carro de outra categoria, com menos apelo e capaz de entregar menos status? Pois bem, saiba que se por fora ele não chama tanta atenção, na pista ele provavelmente deixaria os americanos para trás.

Nesta versão, uma legítima RS, as bitolas foram alargadas em 2 centímetros e a suspensão rebaixada em 2,5 cm (em relação ao A3 original). Os discos de freios dianteiros têm impressionantes 310 mm de diâmetro. As rodas de 19 polegadas calçam pneus mais largos na frente, algo curioso, mas que permite ao carro mais estabilidade e melhor rendimento em curvas. A tração integral quattro é outra marca registrada do modelo.

Mais leve, com mais chão e uma personalidade reforçada pelo incrível ronco do motor turbo de cinco cilindros, este belo exemplar da engenharia alemã parece muito mais divertido que um Audi TT RS, especialmente se a configuração for a Sedan. Apesar do espaço interno não ser tão generoso, ele se parece mais com um carro comum, o que o torna uma ótima opção para se divertir sem ser tão notado.

Confira e assista aos primeiros testes e impressões de quem já dirigiu e conheceu de perto este monstro de 400 cavalos. Os amigos do Flatout e Webmotors contam tudo sobre a novidade em seus vídeos.

Fonte: AutoVídeos