Como você já sabe, o DeLorean DMC-12 é um carro esportivo icônico que foi produzido pela DeLorean Motor Company (DMC) entre 1981 e 1983. Ele é mais conhecido por sua aparência distinta e pelo fato de ter sido imortalizado como uma máquina do tempo na famosa série de filmes “De Volta para o Futuro”.
O DMC-12 era originalmente equipado com um modesto motor fabricado pela Renault, que produzia apenas cerca de 130 cavalos de potência. Isso resultava em um desempenho fraco para um carro esportivo, porém o Larry, do canal Lpl Lol no YouTube, conseguiu uma saída para incrementar uma potência extra ao seu DeLorean personalizado. Não, não é um LT ou mesmo o universal LS, mas sim um moderno V6. Pode-se dizer com segurança que é a construção de DeLorean personalizada mais interessante que vimos em muito tempo.
De fábrica, todos os DeLorean DMC-12 tinham um motor Renault PRV. Essa falta hilariante de potência tem sido motivo de zombaria para a DeLorean desde o início dos anos 1980. Com certeza, ficou ainda mais engraçado com o passar dos anos. Mas depois que Larry conseguiu este DeLorean de 1981 em particular, ele tinha planos de remediar a situação sem a necessidade de um grande e pesado V8. Em vez disso, ele conseguiu seu novo motor de uma fonte bastante peculiar. É um V6 General Motors LV3 de 4,3 litros retirado de um Chevy Silverado 2020, que Larry alega ter sido danificado durante um teste de concessionária com apenas seis milhas no odômetro.
Alguém além de nós pode, por favor, chamar isso de negócio do século? Porque é o tipo de aquisição com que os entusiastas de troca de motores sonham acordados. Mas não espere que esse motor seja simplesmente colocado na traseira deste DeLorean sem um cuidado sério aplicado a todos os cantos e recantos deste motor. As melhorias incluem um comando de válvulas de reposição da Scoggin-Dickie, novas molas de válvulas, uma sintonia ECU E92 e um novo chicote de fios da Swap Specialities para unir perfeitamente esta caixa de aço inoxidável antiquada, mas bonita, sobre rodas ao seu reluzente novo motor.
Acrescente a isso a injeção direta de combustível e as cabeças de cilindro de alumínio leve nativas do LV3, e existem V8s por aí que não produzem tanta potência quanto os 297 cavalos de potência que esse motor gera em sua configuração de fábrica rodando com combustível à base de etanol E85. O motor está acoplado à caixa de câmbio Renault UN-1 de cinco marchas original do DMC-12.
Um pouco intrigante, se você nos perguntar; uma moderna caixa de câmbio GM 6L80 de seis marchas parece mais adequada para esta aplicação, pelo menos aos nossos olhos. Mas, vamos lá, não vamos criticar muito este veículo personalizado. O nível de criatividade e os verdadeiros golpes de sorte para conseguir um conjunto de motor tão moderno e sem uso não podem deixar de ser elogiados.
A DeLorean Motor Company produziu cerca de 9.000 unidades do DMC-12 antes de entrar em falência em 1982. Devido a problemas financeiros e questões legais com o fundador John DeLorean, a produção foi interrompida.
O DMC-12 ganhou fama eterna graças à trilogia de filmes “De Volta para o Futuro” de Steven Spielberg, onde foi transformado em uma máquina do tempo usando a criatividade do Dr. Emmett Brown (interpretado por Christopher Lloyd).
Apesar do fim da DMC, algumas empresas e entusiastas continuaram a fornecer peças e serviços para os proprietários de DeLorean. Na década de 1990, algumas tentativas foram feitas para reviver a produção do DMC-12 com motores atualizados, mas essas iniciativas não obtiveram muito sucesso.