O Novo Monza por aqui ainda é um sonho, porém há muita especulação sobre o futuro dos carros da Chevrolet no Brasil atualmente.
Já do outro lado do mundo, na China e no ano retrasado, a marca mostrou de forma oficial a nova geração de um modelo super conhecido no Brasil, o Monza. E de acordo com a imprensa especializada local, o novo carro é totalmente diferente do que vimos nos sedãs que conhecemos por aqui.
Novo Monza da Chevrolet
Atualizando informações sobre o Novo Monza e suas possíveis implicações no mercado automotivo brasileiro, é relevante considerar que, embora tenha sido lançado em setembro do ano passado, este modelo está sendo oferecido como um sedã médio compacto, posicionando-se abaixo do Chevrolet Malibu.
Muitos se perguntam se a GM planeja trazer o Novo Monza para o Brasil. No entanto, a resposta é negativa. O Monza chinês, embora ligeiramente maior do que o Onix Plus, não seria uma escolha estratégica para competir com seu próprio modelo no mercado nacional.
Com o anúncio de que o Chevrolet Cruze será descontinuado na Argentina até o final deste ano, surge a possibilidade de um modelo intermediário entre o Onix Plus e o Cruze. Seria uma alternativa viável, especialmente considerando que o Monza chinês apresenta uma versão com tecnologia híbrida leve.
No entanto, a GM já afirmou que não planeja fabricar carros híbridos no Brasil. A menos que haja uma mudança radical na estratégia da montadora, o Onix Plus permanece garantido, o que é justificável, dado que atualmente é o sedã mais vendido no Brasil.
Os entusiastas da Chevrolet no Brasil interessados nos desenvolvimentos futuros devem direcionar seu olhar para os carros elétricos da SAIC-GM na China. É nesse segmento que possivelmente reside o futuro da marca no Brasil, uma vez que os veículos elétricos fabricados nos EUA são consideravelmente caros para o mercado nacional.
Em resumo, embora o Novo Monza tenha suas peculiaridades e o potencial de ocupar um espaço intermediário no mercado, a estratégia da GM e as condições específicas do mercado brasileiro indicam a manutenção do Onix Plus como o principal jogador da categoria, com a possibilidade de carros elétricos chineses representarem o futuro da marca no país.
Novo Chevrolet Monza – Mais detalhes e preço
Quanto ao Chevrolet Monza chinês, utiliza um motor 1.5 turbo de 114 cv e 141 Nm com câmio automático de 7 marchas. O Monza híbrido leve tem um motor 1.3 turbo de 163 cv de potência e 230 Nm de torque, também com câmbio de 7 marchas de dupla embreagem. Ele parte de 61,8 mil yuans (R$ 42,3 mil).
Sim, o Monza chinês é superior ao nosso Prisma, ainda que não seja mais primoroso que nosso Cruze Sedan. Daria para dizer que ele substituiria o Cobalt à altura, com acabamento mais acertado e motorização mais moderna – por lá, ele usa o mesmo conjunto turbo que vai equipar nosso “novo Prisma”.
Há planos para o Monza por aqui? A Chevrolet do Brasil afirma que não comenta sobre o futuro de seu portfólio, mas fontes ligadas à marca disseram à Motor Show de que, ao menos por enquanto, o Monza é carta fora do baralho.