Já imaginou uma pickup BMW M3? Ela já existiu e foi feita pela própria marca, o projeto foi aprovado pela divisão M da BMW lá em 2011, em torno do qual houve muito segredo. Embora tenha havido muito alarde em torno de seu lançamento, felizmente para alguns ou infelizmente para outros, o projeto acabou sendo uma brincadeira feita com um projeto real.
O carro era, na verdade, uma brincadeira de 1º de abril. Ele foi construído por uma equipe de engenheiros na própria BMW perto do Nürburgring, onde cada veículo precisa ser testado antes de ser produzido e receber sua certificação oficial de desempenho.
O projeto foi uma homenagem a um projeto similar realizado em um BMW M3 de 1986, que os engenheiros usaram para transportar objetos pela fábrica.
O BMW pickup criado é um veículo totalmente funcional. Na verdade, o programa “Top Gear” levou o carro para testes em alta velocidade no autódromo em 2013, chegando a 241 km/h, com um alerta sério dos engenheiros para serem cautelosos. Remover a maior parte do peso da traseira de um carro de tração traseira não é ideal para situações de pouca aderência ou mesmo situações de tração abundante.
A parte mais excitante da picape BMW M3 para os olhos modernos é provavelmente seu motor V8 a gasolina, que entrega 414 cv e 295 lb-ft de torque, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos. Sem uma carga pesada. A velocidade máxima é sensatamente limitada a 250 km/h. O consumo de combustível é ligeiramente melhor que o de uma pickup Ford. Embora a BMW tenha uma capacidade de carga menor, escolheríamos ela.
A BMW afirma que a picape M3 pode suportar até 450 kg no eixo traseiro, o que equivale a 450 kg de peso. Além disso, oferece espaço para armazenar até 20 sacos de golfe. Esta é a primeira vez que a divisão M apresenta um veículo prático, com uma barra de reboque padrão. A carroceria de carga é revestida com chapas de alumínio de alta qualidade para aumentar sua praticidade e durabilidade.
Embora as pick-ups sejam frequentemente apreciadas por agricultores e pessoas do campo por sua versatilidade e capacidade para chegar a qualquer lugar, a M3 Pickup provavelmente não teria a mesma utilidade.
Assim como seu antecessor lendário, a picape M3 foi destinada a uma vida de trabalho árduo na fábrica BMW M, como um veículo de transporte de oficina. A ideia de divulgar o carro como um modelo de produção foi uma brincadeira de 1° de abril, mas ele foi oficialmente certificado para uso na estrada. Desta forma, tornou-se o primeiro e, até o momento, única pickup da divisão M. Vamos torcer para que haja mais modelos no futuro.
Para quem não sabe, o BMW M3 é uma variante de alta performance da linha BMW Série 3, desenvolvida pela BMW M GmbH, a divisão esportiva da BMW. Desde o lançamento do E30 M3 em 1986, modelos M3 foram produzidos para cada geração da Série 3.
O BMW M3 foi originalmente lançado como um coupé, com a adição de uma carroceria conversível posteriormente. Sedãs M3 foram oferecidos nas gerações E36 (1994-1999) e E90 (2008-2012). Em 2014, coupés e conversíveis foram renomeados como a linha Série 4, tornando a variante M4, e a partir daí, o M3 foi produzido apenas como um sedã. Em 2020, o M3 ganhou uma versão Station Wagon pela primeira vez, além do sedã.