É de conhecimento geral que alguns fabricantes chineses de automóveis possuem um histórico de copiar projetos de produtos de montadoras ocidentais. O SUV compacto que você está visualizando agora é um dos exemplos mais flagrantes de roubo de ideias que já vimos em algum tempo.
De acordo com Brad Anderson do CarsCoops as imagens foram compartilhadas na rede social chinesa Weibo. Elas exibem um veículo que só pode ser descrito como uma versão reduzida e bizarra do Toyota Land Cruiser LC300. É difícil não se impressionar com o quão monstruoso ele parece.
Existem pouquíssimos detalhes conhecidos sobre o veículo em questão. Na parte traseira, pode ser observada uma inscrição com a palavra “Kuluze”, entretanto, não há informações suficientes para confirmar se essa marca é de fato um fabricante de automóveis chinês. Não há evidências concretas indicando se este modelo é um produto de produção em massa, um protótipo isolado, ou mesmo um veículo personalizado que foi modificado para se parecer com um Land Cruiser por uma empresa de pós-venda.
Embora ainda haja poucas informações disponíveis sobre o fabricante Kuluze, especula-se que o SUV semelhante ao Toyota Land Cruiser possa ser classificado como um veículo elétrico de baixa velocidade (LSEV) na China. Esse tipo de veículo inclui opções que foram desenvolvidas a partir de carrinhos de golfe, destinados a residências que não necessariamente têm condições financeiras de adquirir um carro de tamanho normal.
A dianteira do veículo em questão é notavelmente semelhante à do Land Cruiser LC300, embora em uma escala ligeiramente menor. O par de faróis com luzes diurnas de LED é familiar, bem como a grande grade frontal que é dominada por ripas prateadas dispostas horizontalmente.
O perfil lateral deste SUV é notavelmente estranho, já que o veículo parece ser tão alto quanto um Land Cruiser autêntico, mas possui rodas e pneus notavelmente pequenos. Na parte traseira, é possível notar as lanternas traseiras LC300 reconhecíveis, uma porta traseira praticamente idêntica à do modelo original, bem como um difusor com recortes de escape falsos.
Independentemente de este veículo ser um modelo de produção em série, um protótipo isolado ou uma criação personalizada por um especialista em réplica, é provável que a maioria das pessoas concorde que a forma geral e o design do LC300 não parecem adequados para um veículo desse tamanho.
Como não poderia deixar de ser, a internet não perdoou “É melhor que seja elétrico, caso contrário, o alto centro de gravidade o tornaria uma bola de boliche na primeira curva” destacou um fã do site CarsCoops; “Que coisa esquisita, é mais do que apenas um IMO ofsucante” disse outro.
Sobre o Toyota Land Cruiser
A primeira geração do Land Cruiser foi produzida a partir de 1951 e a fabricação continua até os dias de hoje. O veículo foi disponibilizado em diferentes estilos de carroceria, incluindo conversível, hardtop, station wagon e cabine. A fama do Land Cruiser de ser confiável e durável levou a uma enorme popularidade, especialmente na Austrália, onde é o veículo de tração nas quatro rodas mais vendido. A Toyota também testa o Land Cruiser extensivamente no interior australiano, um dos ambientes operacionais mais difíceis em termos de temperatura e terreno. É interessante notar que, no Japão, o Land Cruiser era exclusivo das concessionárias da Toyota chamadas Toyota Store.
E então, o que você achou desse novo SUV réplica do lendário Toyota Land Cruiser? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.