Você já se perguntou quanto pagaria por um Fiat Uno Mille 0km de 2013 hoje em dia? Recentemente, o especialista em carros raros Reginaldo de Campinas vendeu um exemplar do lendário Fiat Uno Grazie Mille na cor prata, ano 2013, por R$ 88.000,00 (oitenta e oito mil reais).
O carro é equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, sistema de som com toca-CD, rodas de liga leve, faróis com máscara negra e lanternas fumê. Além disso, conta com uma edição comemorativa numerada, com pedaleiras especiais e soleiras personalizadas, o que o torna um verdadeiro item de colecionador.
O Fiat Uno Grazie Mille, disponível na versão flex, tinha um parceiro de garagem com o mesmo ano e modelo, que também foi vendido por um valor semelhante.
O Fiat Uno foi lançado na Europa em 1983. Em seguida, foi lançado no Brasil no ano seguinte. Sua nova geração, projetada especificamente para a América Latina, foi lançada em 2010. A versão antiga foi produzida até dezembro de 2013, sendo comercializada com o nome Fiat Uno Mille, que foi adotado em 1990, quando o modelo passou a ser equipado com um motor com menos de 1000 cc. O nome do carro é uma referência ao número um em italiano, esse modelo exibido na reportagem marcou o fim da geração de um carro icônico que fez história no Brasil.
Considerado durante anos como o carro mais barato do Brasil, o Fiat Uno chegou ao país com o objetivo de revolucionar o mercado automotivo nacional. Entretanto, de início, o hatch enfrentou preconceito por parte de alguns consumidores, principalmente em razão da trajetória do 147, seu antecessor, que não foi tão bem-sucedida por aqui. Mas o novo modelo conseguiu superar esse obstáculo e tornar-se um dos carros mais longevos do mercado brasileiro. Antes mesmo da Fiat anunciar o fim da linha Uno lá em 2021, milhares de saudosistas do lendário carro já estavam a sentir saudades.
Produzido ininterruptamente na fábrica de Betim (MG) entre agosto de 1984 e dezembro de 2021, o Fiat Uno teve apenas duas gerações. A primeira geração, com design assinado pelo italiano Giorgetto Giugiaro, recebeu ajustes para se adequar às ruas brasileiras. Inicialmente, a Fiat lançou o carro com o slogan “Com a ousadia dos gênios”.
Grazie Mille
Com a obrigatoriedade de equipar os veículos com airbags duplos frontais e o sistema de freios antibloqueio (ABS) em 2014, a Fiat decidiu encerrar a produção do Mille. Embora os modelos para exportação já possuíssem esses recursos, a montadora optou por não mais investir no seu carro de entrada, lançando, em vez disso, uma edição de despedida chamada Grazie Mille (“Muito Obrigado” em italiano). Essa versão especial conta com todos os opcionais disponíveis, um painel exclusivo com conta-giros em vez de econômetro e ainda possui uma numeração exclusiva para os modelos fabricados.