Golf 4×4: Conheça a versão do brutal carro da Volkswagen que você não sabia que já existiu

123

Você já ouviu falar na lendária versão do Volkswagen Golf 4×4? Acredite, ela existiu e chegou a ser produzida em larga escala nos anos 80.

O veículo que você vê abaixo não é um Volkswagen Golf em esteroides, e não é um Volkswagen Golf que foi colocado em uma moldura Chevy Blazer, ou outra coisa que você poderia fazer se você estivesse entediado. É um veículo real construído de fábrica chamado Volkswagen Golf Country, e é tecnicamente o primeiro “crossover” da VW.

golf
Foto reprodução

O Golf Country estreou no final dos anos 1980, tinha tração integral, 8,3 polegadas de folga no solo, uma placa de derrapagem dianteira e barra de escova, e, talvez, minha característica favorita, um pneu sobressalente montado na traseira colocado em um quadro de balanço.  Durante cerca de três anos, foi produzido na cidade austríaca de Graz ao volume total de 8 mil unidades. Saiu de linha por conta da baixa demanda e preços elevados para a época.

No mundo de hoje, os entusiastas de carros reclamam de como os SUVs realmente se tornaram pouco mais do que “hatchbacks levantados”. Bem, este SUV era literalmente um hatchback levantado!

Embora a grande maioria dos modelos do Golf Country usassem um motor de 1,8 litros de 4 cilindros de 98 cavalos, a Volkswagen aparentemente fez 50 versões “Golf Country GTI” com um impressionante 114 cv. Presumivelmente vendido principalmente em áreas como Suíça, Áustria e Alpes do Norte da Itália, o Golf Country é pouco conhecido – e como a maioria das pessoas provavelmente os usou em condições climáticas graves, é provável que muito poucos exemplares tenham sobrevivido 25 anos em boa forma.

Ainda assim, este é o antecessor de todos os outros SUVs da Volkswagen — prova, talvez, de que a Volkswagen tinha a mania de crossover compacta calculada anos antes de realmente começar. Estranhamente, eles levariam 20 anos para construir outro crossover compacto, o Tiguan, fazendo da VW uma das últimas montadoras a entrar no segmento de crossover compacto real.

Como seria o VW Golf Country 4×4 nos dias atuais?

Incorporando a proposta para os dias atuais e levando em conta o apetite do mercado global por crossovers, o site russo Kolesa reviveu o icônico Golf Country com base no design da oitava geração. A proposta seguiu à risca as modificações do veículos original, incluindo suspensão elevada e visual com pegada robusta.

BB13RAph
Foto reprodução

Logo de cara, chama atenção a distância em relação ao solo ampliada e os pneus específicos para uso no fora-de-estrada. São destaques também o rack de teto, as molduras nas caixas-de-roda e o para-choque com desenho emprestado do esportivo GTI – porém com aspecto mais resistente e até gancho embutido. A traseira tem para-choque próprio e saída dupla de escapamento. Por fim, o teto com barras transversais completa o traje campeiro.

BB13REPn
Foto reprodução

Fontes: Kolesa, AutoTrader e Motor1