Não há como negar que o Golf Mk4 R32 é um carro neoclássico. No entanto, muitos se perguntam se ele realmente justifica seu preço de seis dígitos.
Parece que os entusiastas do Volkswagen Golf têm dinheiro de sobra, já que exemplares bem conservados desse hot hatch clássico estão sendo vendidos por valores exorbitantes. O caso mais recente é o de um Golf R32 de 2004 com menos de 100 milhas rodadas, que foi leiloado no Bring a Trailer por impressionantes US$ 104.000. (Cerca de 521 mil reais na cotação atual).
É irônico pensar que um hot hatch que antes era valorizado por oferecer uma experiência de direção excelente a entusiastas com orçamentos modestos agora esteja sendo vendido por preços que rivalizam com os de supercarros. Contudo, é justo reconhecer que este R32 em particular está em excelente estado de conservação.
Com apenas 97 milhas no hodômetro (cerca de 156 km), este é sem dúvida um dos exemplares mais bem-preservados disponíveis no mercado atualmente. Na verdade, nas fotos divulgadas junto à lista de venda, o carro apresenta-se em excelente estado, com apenas alguns pequenos sinais de desgaste perceptíveis.
Sua bela pintura Deep Blue Pearl e suas rodas de 18 polegadas estão todas em ordem, e não há sinal de uso nos bancos dianteiros aquecidos da König. Até mesmo o acabamento em alumínio escovado, o sistema de áudio Monsoon e o toca-fitas estão todos em ordem.
No entanto, é possível identificar alguns sinais de desgaste, como o espelho retrovisor do lado do motorista e o painel do teto do lado do passageiro, que apresentam algumas marcas. Além disso, o comprador receberá um par de faróis e uma inserção de grade de substituição, que indicam que talvez o carro tenha passado por alguma manutenção ou reparo anteriormente.
Lançado nos Estados Unidos em 2004, o Golf R32 inaugurou a linha de modelos de alto desempenho “R” da Volkswagen. Posicionado acima do GTI em termos de potência e luxo, o R32 era equipado com um motor DOHC VR24 de 6 válvulas, capaz de produzir 238 cv (177 kW / 241 PS) de fábrica. Com transmissão manual de seis velocidades, como este exemplar, o sistema de tração integral permitia acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Já com a transmissão de dupla embreagem, o hatchback era capaz de completar o mesmo sprint em impressionantes 6,4 segundos.
Este exemplar foi originalmente entregue à Jack Daniel’s Motors em Fairlawn, Nova Jersey, e posteriormente vendido para outro revendedor, onde permaneceu até 2020. Foi então que o vendedor atual o adquiriu, e desde então o manteve em sua coleção. É possível presumir que o atual vendedor não podia acreditar em sua sorte ao encontrar um exemplar tão bem conservado.