O Fiat 126, irmão do Fiat 127 que eventualmente deu origem ao lendário Fiat 147 brasileiro, foi um carro urbano projetado pelo talentoso designer Sergio Sartorelli e fabricado pela renomada montadora italiana Fiat. O veículo foi apresentado em outubro de 1972 no Salão do Automóvel de Turim, com o objetivo de substituir o icônico Fiat 500. Sua produção durou várias décadas, estendendo-se de 1973 a 2000.
Há alguns anos, o estúdio italiano MA-DE realizou um estudo de design independente que imaginou como seria uma versão moderna do clássico carro urbano italiano, resultando no Fiat 126 Vision, um conceito totalmente elétrico.
O 126 Vision foi o primeiro projeto de design de carros do cofundador do estúdio, Andrea Della Vecchia, que desenvolveu o conceito em colaboração com seu assistente Giuseppe Cafarelli.
“Com o 126 Vision, decidimos preservar, porém com uma nova interpretação, as linhas e alguns elementos estilísticos inconfundíveis, como o teto afilado na traseira e os faróis quadrados dominados por uma linha de caracteres que envolve o veículo”, afirmou Vecchia na época.
O conceito mantém a forma icônica do 126 original, com uma dianteira quadrada apresentando um capô tipo concha, um par de faróis de LED e apenas uma pequena grade na parte inferior do para-choque.
O design é limpo, porém belo, e se estende às laterais, onde encontramos as maçanetas das portas alinhadas com a carroceria e apenas duas linhas de caracteres, sendo que a linha superior percorre todo o veículo. A traseira possui lanternas traseiras de LED e um amplo vidro traseiro, assim como o modelo original.
O Fiat 126 foi um modelo icônico da montadora italiana e deixou uma marca significativa nos clientes europeus. Na versão original, o Fiat 126 era equipado com um motor de 594 cc, juntamente com uma caixa de câmbio de 4 velocidades. No entanto, no final de 1977, houve um aumento na capacidade do motor, passando de 594 cc para 652 cc.
Produzido em várias fábricas em toda a Europa, a maioria deles na Polônia como Polski Fiat 126p, a fabricação foi encerrada em 2000. Ao todo, foram produzidos quase 4,7 milhões de exemplares do compacto Fiat 126.
Carros elétricos pequenos com design retrô não são novidade, com a Fiat já tendo transformado o Fiat 500 em um modelo elétrico e o Honda E conquistando cada vez mais fãs. Muitas montadoras adorariam ter a rica história da Fiat com carros pequenos, mas infelizmente a montadora italiana está restrita ao 500 e nada mais.
Como parte da família do Fiat 126 italiano, o Fiat 147 brasileiro foi o pioneiro e o primeiro modelo de automóvel fabricado pela Fiat do Brasil, estando em produção de 1976 a 1986. Ele foi baseado no modelo italiano Fiat 127, marcando o início da trajetória da marca no Brasil. Sendo assim, o Fiat 147 é o carro que marcou a estreia da Fiat no país e desempenhou um papel fundamental no estabelecimento da marca por aqui.
O Fiat 147 marcou um momento crucial no mercado automobilístico nacional ao inaugurar sua fábrica em Betim, MG, em 1976. Este veículo revolucionou a indústria ao oferecer um excelente aproveitamento de espaço interno, uma economia incomparável (particularmente importante durante a crise do petróleo) e uma estabilidade até então inédita. O 147 entrou definitivamente para a história e transformou para sempre a maneira como os automóveis eram feitos no Brasil.