Um jovem estudante de Dourados, no Mato Grosso do Sul, transformou recentemente um Fiat Uno Vivace 2012/2013 em um SUV dos Sonhos.
Com um projeto audacioso e funcional, Eduardo Affonso, conseguiu realizar um sonho antigo. Desde 2012, o jovem vem criando esboços do projeto do Fiat Uno Country, que só se tornou realidade 10 anos depois.
Vale lembrar que o Fiat Uno foi lançado na Europa em 1983 e chegou ao Brasil no ano seguinte. Sua nova geração, projetada no Brasil, só foi lançada em 2010 e direcionada aos países da América Latina. A versão antiga, que foi produzida por quase 30 anos, até dezembro de 2013, foi vendida como Fiat Mille. Esse nome foi adotado inicialmente em 1990, quando o modelo passou a ser equipado com um motor com menos de 1000 cc no Brasil. O nome Mille é uma referência ao número um em italiano.
O Uno Vivace foi a versão básica da segunda geração do Fiat Uno, um dos grandes lançamentos do mercado automotivo brasileiro em 2010. O hatch popular foi totalmente reformulado e apresentava um visual moderno, com centenas de opções de customização e cores chamativas.
A intenção da Fiat com o Novo Uno era atender a todos os públicos, desde os mais básicos até os mais exigentes. A linha do Uno tinha preços a partir de R$ 25 mil e podia chegar a R$ 40 mil na versão top de linha, com todos os opcionais disponíveis.
Em 2021, após 37 anos de presença no mercado brasileiro, a Fiat anunciou o fim das vendas do Uno no país. O modelo se tornou um ícone automotivo no Brasil e ganhou muitos fãs ao longo dos anos.
“Antigamente eu desenhava muito e comecei a trabalhar no projeto [no papel]. Sempre gostei de carros mais altos e meu sonho era ter um Fiat Uno. No começo, eu queria o modelo quadrado e mais antigo, mas no ano passado surgiu a oportunidade de comprar o modelo mais novo”, disse Eduardo Afonso em uma entrevista recente.
O projeto saiu do papel e se tornou realidade quando Eduardo Afonso comprou um Uno que tinha apenas as rodas de liga leve de 14 polegadas, fugindo da originalidade. Não demorou muito para ele começar a fazer as primeiras alterações.
Depois de levar seu carro a uma oficina especializada para realizar seu projeto dos sonhos, Eduardo personalizou o veículo com belas luzes de condução diurna nos faróis, um robusto volante da Fiat Toro, uma central multimídia de 8 polegadas, uma manopla de câmbio do Mobi e o console central da Strada.
Com o passar do tempo o jovem foi realizando ajustes pontuais, para deixar o carro ainda mais robusto e mais alto ele trocou os pneus por um jogo maior, MUD 215/75 R15 [substituindo as rodas de liga leve por rodas de aço com 1” maior].
Não há como negar que o projeto do garoto ficou sensacional. O resultado é uma das configurações mais incríveis do Uno, que ficou tão elevado que tem um vão livre do solo de 45 cm, superando muitos SUVs e alcançando uma altura 28,5 cm maior do que a do Uno Vivace original. Acompanhe todos os detalhes desse projeto excepcional do Eduardo Affonso nos dois vídeos dos Canais BF/MS e Adriano Oliveira (acima e abaixo).