Você já ouviu falar da incrível jornada da jovem americana Simone Giertz? Ela transformou um moderno Tesla Model 3 em uma pickup dos sonhos, batizada de “Truckla”. Esse feito impressionante de engenharia aconteceu em 2019 antes do lançamento do Cybertruck, quando Simone iniciou seu projeto de criar uma pickup totalmente elétrica da Tesla. Sua fama disparou após a grande mídia tomar conhecimento dessa história inspiradora.
A aventura começou desde o primeiro dia em que a jovem decidiu transformar seu Tesla Model 3 em uma picape. Simone trabalhou duro em sua garagem para transformar seu Model 3 em uma Truckla, com a ajuda de sua equipe de engenheiros. O processo de construção envolveu o corte do teto e a adição de um quadro personalizado para suportar a caçamba. Ela também instalou uma suspensão levantada, pneus off-road e uma porta traseira personalizada.
A Truckla se tornou um grande sucesso, com a história sendo compartilhada amplamente na mídia e na internet. O projeto inspirou outros entusiastas de carros elétricos a criar suas próprias pick-ups personalizadas. Ao longo dos últimos quatro anos, Simone continuou a trabalhar na Truckla, fazendo atualizações e melhorias para torná-la ainda mais prática e eficiente para o uso diário.
Quatro anos após iniciar o ousado projeto, Simone Giertz decidiu compartilhar o estado atual de sua picape Tesla personalizada. Segundo ela, a Truckla tem sido utilizada regularmente em seu dia a dia e, para torná-la ainda mais prática, Simone fez algumas melhorias no projeto.
No vídeo, Giertz explicou que a Truckla ainda tem algumas imperfeições, como a falta de selagem na caçamba, o que pode ser um pouco preocupante em dias de chuva. Ela também menciona que já teve que sair no meio da noite para cobrir o veículo durante tempestades. No entanto, Simone também brinca que, apesar dessas questões, a Truckla ainda é um ótimo carro para uso diário.
Anos depois, Giertz decidiu que era hora de levar a Truckla a uma loja e finalmente dar-lhe os retoques finais que merecia. Simone é bem-humorada sobre seu hábito de não concluir completamente seus projetos (ela diz que os conclui em cerca de 80% das vezes), então permitir que outra pessoa finalize a Truckla permite que ela mantenha essa tradição.
Na oficina, foi determinado que a Truckla milagrosamente não tinha grandes problemas, incluindo danos causados pela água sob a cama. A equipe adicionou uma nova porta traseira que pode ser puxada, dobrada e suporta até 500 libras. Além disso, eles consertaram o acabamento cromado lateral, que agora parece ótimo, e levantaram um pouco o carro também.
Além do seu envolvimento com a Truckla, Simone Giertz está envolvida com a empresa de robótica Viam, onde está trabalhando em outro projeto: um robô que pode conectar automaticamente um Tesla para carregar em casa. O protótipo, apelidado de “Chargla”, é hilariamente desajeitado, mas parece funcionar bem. O projeto é de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode construí-lo por conta própria.
O projeto selvagem da picape elétrica da Tesla de Giertz é uma história incrível de sucesso a longo prazo que merece ser contada. Seria fascinante ver a Tesla criar algo semelhante. Embora a Tesla tenha anunciado o Cybertruck em 2019 e esteja programado para ser lançado neste verão, é interessante notar que, por enquanto, é o Truckla que tem percorrido as ruas por anos, equipado inclusive com limpadores de para-brisa. É uma demonstração do poder da criatividade e do desejo de inovação que muitos entusiastas da Tesla compartilham.