Made in Paraguai? As 10 cópias de carros mais absurdas já feitas por fabricantes chinesas

4883

A China continua como o maior mercado automotivo do mundo. E se mantém como o país que mais cresce no setor. Com isso, vem se desenvolvendo ao logo do tempo, inclusive na parte de engenharia e qualidade dos seus produtos. Mas ainda não chegou o dia em que os chineses deixaram de criar cópias de modelos  que deram certo de marcas tradicionais. Às vezes aplicam algumas mudanças nos modelos copiados, outras vezes não, o que gera raiva nas fabricantes do produto original. Vamos relembrar 10 carros que foram copiados descaradamente na China.

1 – Weikerui V7 / Volkswagen Up!

Divulgação
A mais recente das cópias chinesas é o Weikerui V7. É quase o VW Up!, exceto pelo motor elétrico e detalhes de design

Nada melhor do que começar a falar sobre cópias chinesas do que pegar um exemplo bem forte e atual. O modelo acima é o Weikerui V7, um subcompacto que facilmente poderia ser confundido com o Volkswagen Up!, tamanha sua semelhança com o modelo original da marca alemã. Mudam as maçanetas e retrovisores. Além disso, a cópia conta com faróis com projetores elípticos e luzes de LED. Na cabine, o modelo chinês perdeu as saídas de ar na parte de cima do console central. Troca também o motor, pois esse modelo é elétrico. Até o logo da empresa é parecido com o da Volkswagen…

Carlos Guimarães/ iG
Volkswagen Up! Track

2 – Lifan 320 / Mini Cooper

Divulgação
O Lifan 320 foi o carro-chefe da marca quando chegou ao Brasil, tentando imitar o visual do Mini Cooper

Essa todo mundo conhece e não poderia faltar na lista. O polêmico Lifan 320 foi vendido no Brasil, aproveitando que buscou forte inspiração (para não dizer outra coisa) no Mini Cooper. Sua vantagem é que custava muito menos – em 2011, pouco depois do lançamento, era vendido por R$ 30 mil, enquanto o Mini Cooper não saía por menos de R$ 80 mil. Era equipado com um motor 1.3 de 88 cv, contra o 1.5 de 120 cv do Mini da época. Com vendas em baixa, acabou deixando de ser importado pela Lifan.

Divulgação
Mini Cooper

3 – Landwind X7 / Range Rover Evoque

Divulgação
Parece o Range Rover Evoque, mas é só o Landwind X7

A polêmica chinesa de 2014 foi o Landwind X7. É só dar uma olhada para perceber como ele parece demais com o Range Rover Evoque, ao ponto de confundir quem olhar de perfil.  A Land Rover tentou processar a marca e impedir a venda, mas como sempre acontece em casos como este, as autoridades chinesas não acharam que é uma cópia. Como se não bastasse, a marca até vende, como opcional, uma grade igual a do Evoque e com o logo da Land Rover.

Divulgação
Range Rover Evoque

4 – Yogomo 330 / Kia Picanto

Divulgação
Tirando o motor elétrico e o logo, o Yogomo 330 é uma cópia exata do Kia Picanto

Olhe para o Yogomo 330 e depois para o Kia Picanto. Com exceção do logo, são idênticos. O 330 é uma das cópias mais próximas do original que já foram lançadas. Assim como o clone do Volkswagen Up!, esse aqui é oferecido como um carro elétrico, ao invés de utilizar um motor 1.0, de três cilindros. Prometeram até uma versão híbrida.

Divulgação
Kia Picanto

5 – Chery QQ / Daewoo Matiz

Divulgação
A primeira geração do QQ foi motivo de briga judicial. A GM processou a Chery por copiar o Daewoo Matiz

O Lifan 320 não foi o primeiro clone a chegar ao Brasil, esse título é do Chery QQ. Em sua primeira geração, seu design era curiosamente parecido com o Daewoo Matiz (e os dois ainda concorriam nas vendas). A General Motors entrou com um processo, acusando a Chery de ter contratado um ex-funcionário da sua filial coreana Daewoo e usado seu conhecimento para criar o QQ. Depois de três anos de briga judicial, chegaram a um acordo, que não foi divulgado.

Divulgação
Daewoo Matiz

 6- Zotye  T700 / Porsche Macan

Divulgação
O Zotye T700 queria tanto ser o Porsche Macan que ia receber até uma versão 3.0 V6 turbo.

O Porsche Macan é o modelo que mais vende da marca esportiva alemã. Nada mais natural para os chineses do que copiarem um carro que dá tão certo assim. O Zotye T700 tenta ser igual em quase tudo, com lanternas no mesmo formato, saídas de escape retangulares e até mesmo as rodas são bem parecidas com as do original. Vem com um motor 2.0 turbo de 177 cv e falavam até sobre um 3.0 V6 turbinado. E, claro, custando três vezes menos do que o Macan.

Divulgação
Porsche Macan

 7 – NATS GTK / Nissan GT-R

Divulgação
Imagine um Nissan GT-R pequeno, conversível, com apenas dois lugares e com motor 0.6 turbo. Este é o NATS GTK

Pior do que copiar o produto por completo é usá-lo como base para algo que parece mais uma caricatura. É o caso do NATS GTK. Pegaram o design do monstruoso Nissan GT-R e criaram um minicarro de apenas dois lugares. Tem lanternas maiores, o caimento do teto depois das portas é horroroso e tem uma asa traseira que mais parece de brinquedo. Dá mais um tapa na cara do Godzilla por usar um minúsculo motor 0.6 turbinado.

Divulgação
Nissan GT-R

8 – JAC 4R3 / Ford F-150

Divulgação
A JAC fez uma cópia da Ford F-150, só que a justiça chinesa, em um milagre, ficou do lado da Ford e proibiu a venda

Este caso é emblemático por duas razões. A primeira é que mostra que todas as fabricantes chinesas fazem uma cópia em algum momento. A JAC Motors tentou clonar a Ford F-150, a picape mais vendida do mundo. É tão absurdo que até mudaram o logo da empresa, usando um oval azul. Só que se deram mal. O segundo motivo da 4R3 ser importante é que ela não chegou às ruas. Em uma decisão bem rara, a justiça chinesa deu ganho de causa para a Ford, que havia registrado a patente da F-150, impedindo a comercialização do clone.

Divulgação
Ford F-150 Raptor

9 – Brilliance V5 / BMW X1

Divulgação
A BMW e a Brilliance são parceiras, produzindo o X1 na China. Mas isso não impediu a marca chinesa de criar o clone V5

Curiosamente, esse é um clone que não deu tanta discussão quanto deveria. A Brilliance lançou o crossover V5, com um design mais do que familiar com o BMW X1. O estranho é que a BMW não fez barulho e deixou o V5 ser lançado. A única explicação possível é que, como as duas marcas tem uma joint venture na China, os alemães deixaram o clone sair para garantir a produção local do X1 pelas mãos dos chineses da Brilliance.

Divulgação/BMW
BMW X1

10 – Great Wall Peri / Fiat Panda

A Great Wall não só copiou o Fiat Panda ao lançar o Peri, como também processou os italianos por espionagem industrial

Dissemos que é pior fazer uma caricatura do que copiar descaradamente. Desculpe, erramos. Nada é tão baixo quanto o que a Great Wall tentou fazer. Criaram um carro chamado Peri, que era a cara da segunda geração do Fiat Panda. A marca logo entrou com um processo contra a chinesa, para impedir a importação para a Ítalia. Ganharam e o Peri foi banido, além de receber uma compensação por cada unidade que foi vendida antes da decisão. Furiosa, a Great Wall processou a Fiat na China, apresentando documentos que provavam que a Fiat usou espiões para copiar o Peri e lançar o Panda primeiro.

Divulgação
Fiat Panda

Fonte: Carros – iG 

Quer saber mais sobre carros e acompanhar todas as novidades do Universo Automotivo? Então segue a gente no Google News!

Google News