A Ford acaba de apresentar uma nova versão do Puma ST que apresenta um motor EcoBoost de 1,0 litro atualizado e mais potente, desenvolvido pela Ford Performance. Esta nova versão oferece uma experiência de condução energética e rápida, com uma potência de 170 cv e transmissão aprimorada.
O trem de força do novo Puma ST apresenta um motor EcoBoost turbo de três cilindros de 1,0 litro com sistema de 48V, que foi aprimorado para produzir impressionantes 168 hp (125 kW / 170 PS) e 248 Nm (182,9 lb-ft) de torque. Embora esses números sejam os mais altos entre todas as outras variantes do mesmo motor, eles não conseguem superar os do EcoBoost de 1,5 litro não eletrificado no Puma ST, que oferece uma potência de 197 cv (147 kW / 200 cv) e torque de 320 Nm (236 lb-ft).
Para alcançar um aumento de cerca de 10% na potência em comparação com o menor Puma ST-Line, os engenheiros da Ford ajustaram o software do trem de força e aprimoraram o sistema mild-hybrid. Especificamente, a bateria de íons de lítio de 48 volts agora recarrega mais rapidamente, permitindo que o motor de arranque/gerador integrado acionado por correia (BISG) aumente o binário em rotações mais baixas do motor e adicione até 10 cv (7 kW / 10 cv) de potência extra por longos períodos de tempo, quando necessário.
Além disso, a transmissão Powershift de dupla embreagem de sete velocidades, responsável por enviar a potência para o eixo dianteiro, foi otimizada para um desempenho ainda melhor. Agora, permite reduções de marcha triplas por meio das pás dedicadas e mantém as marchas por mais tempo quando o modo de condução “Sport” é selecionado. Também inclui a função Stop & Go do Adaptive Cruise Control, opcionalmente disponível, e ativa a funcionalidade Remote Start.
No que diz respeito às credenciais de desempenho, o Puma ST Powershift é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h (0-62 mph) em 7,4 segundos, o que é 1,6 segundos mais rápido que o ST-Line e apenas 0,6 segundos mais lento que o ST manual e mais potente. A Ford sugere que o novo modelo oferece um consumo de combustível de 6,3 l / 100km (37 mpg) e emite 144 g / km de CO2, tornando-o incrementalmente mais econômico e limpo em comparação com o ST equipado com o motor maior.
Embora o comunicado de imprensa oficial não tenha divulgado informações de preços, é sabido que o Ford Puma ST Powershift com o trem de força mild-hybrid de 1,0 litro terá um preço mais acessível em comparação à versão manual com o motor 1.5 sem a eletrificação, embora este último seja mais potente.
O Ford Puma é um SUV crossover subcompacto (segmento B) lançado pela Ford em 2019, sendo considerado o equivalente SUV do Fiesta de sétima geração. Disponível apenas nos mercados europeu e australiano, suas vendas começaram na Europa em 2019 e na Austrália no final de 2020. O Puma é posicionado acima do EcoSport e abaixo do Kuga (também conhecido como Escape fora da Europa) no mercado europeu.
O Puma passou pelo teste do Euro NCAP em 2019 e foi classificado com cinco estrelas, o que significa que é considerado um veículo seguro em termos de proteção em caso de acidente. O teste avaliou a proteção de adultos e crianças, que foram pontuados em 94% e 84%, respectivamente. A segurança dos peões também foi avaliada e recebeu uma classificação de 77% pelo Euro NCAP.